Durante a feira, visitantes, artistas e expositores poderão degustar o blend da illy no lounge criado em nome da sustentabilidade
A illycaffè, marca global de café reconhecida por sua qualidade sustentável e por sua conexão de trinta anos com a arte contemporânea, é uma das parceiras globais da Frieze.
Na Frieze New York, a empresa apresenta a nova illy Art Collection “Stranieri Ovunque – Foreigners Everywhere”, que celebra a Bienal Arte 2024 e é assinada pelo coletivo brasileiro Mahaku, pela guatemalteca Paula Nicho, pelo peruano Rember Yahuarcani López e pelo colombiano Aycoobo.
O valor do diálogo e o respeito por todas as culturas, juntamente com a relação entre o homem e a natureza, são os temas expressos pelos quatro artistas latino-americanos emergentes por meio da illy Art Collection e abordados no lounge illycaffè no setor 8. Aqui, os visitantes e expositores da feira poderão descobrir a nova illy Art Collection e mergulhar em um ambiente mobiliado pela Kartell, onde a beleza das xícaras se funde com a qualidade do blend exclusivo da illy, criando uma verdadeira aliança entre arte e sustentabilidade. As cadeiras no espaço da illy são as Rechairs by Kartell em parceria com a illycaffè, uma expressão tangível das capacidades expressivas da reciclagem. As cadeiras foram feitas com cápsulas de café illy defeituosas que foram transformadas em um produto de design para a ocasião.
“A nova illy Art Collection, que assume o tema da Bienal Arte 2024, é dedicada àqueles que são estrangeiros ou estão longe promove, por meio da linguagem da arte contemporânea, as diferentes formas de diálogo e inclusão, que vão desde o respeito às raízes e à cultura de todos os povos até a importância de viver em equilíbrio com a natureza, valores que a illycaffè apoia em toda a cadeia de suprimentos, sempre colocando as pessoas e o meio ambiente no centro de todas as suas atividades”, diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.
Sobre a illycaffè
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.
fotos: Divulgação