Os pés e tornozelos, responsáveis pela locomoção e sustentação, precisam de cuidados por receberem um constante volume de impacto
Os pés são o sustento de uma vida: uma pessoa caminha, em média, mais de 100 mil quilômetros ao longo desta. Neste sentido, os pés merecem muita atenção e cuidado: “Esta parte do corpo precisa ser forte e estável uma vez que o volume de impactos será constante tanto nas caminhadas quanto nas corridas”, explica o ortopedista Dr. Valdecir Volpato Carneiro, membro da equipe médica da Clínica de Fraturas Hauer.
Pontos de equilíbrio, os pés e tornozelos são alvos frequentes de lesões de todos os estilos, causando desconfortos, dores e, em casos mais graves, impossibilitando a locomoção de que sofreu um dano mais sério. Valdecir discorre as principais lesões que ocorrem nestes e suas respectivas causas:
– Joanete (Halux valgo): “saliência óssea que se forma na articulação bem na base do dedão do pé. A pressão exercida sobre o dedo pelos sapatos (como nos de pontas estreitas e saltos altos) são geralmente causas para esta ocorrência”, explica o médico.
– Fasceíte Plantar: “inflamação de um tecido chamado fáscia plantar na sola do pé que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos. É a principal causa de dores nos calcanhares principalmente quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar”, instrui.
– Entorse de Tornozelo: Segundo o especialista, esta é uma torção do pé, uma situação comum sobretudo nas práticas esportivas. “É a causa de mais de 85% das lesões no tornozelo quando ocorre uma pequena lesão, sem ruptura de ligamentos e com prognóstico terapêutico”.
– Tendinite (Tendinopatia): “A popular tendinite nada mais é do que lesões que afetam tendões e estruturas responsáveis pela força entre músculo e ossos. Geralmente acontece quando há um rompimento do tendão e em muitos casos a tendinite está relacionada envelhecimento e comprometimento vascular”, explica.
– Metatarsalgia: O médico explica que a metatarsalgia abrange diversas modificações que produziam dores no ante pé (parte da frente do pé, logo antes dos dedos). A causa mais comum são calosidades nessa mesma região após sua instalação e acontecem geralmente com os adultos.
Mas orienta: “Em casos de dores nos pés e tornozelos, a procura de um especialista (ortopedista) é essencial para diagnóstico mais detalhado e preciso, principalmente quando nestes membros aparecem marcas e saliências que o paciente não consegue identificar”.
Serviço: Clínica de Fraturas Hauer
Dr. Valdecir Volpato Carneiro
Ortopedista e Traumatologista
CRM 12058
Fone: 41 3276-4312 – 99859-4019
E-mail: fraturashauer@gmail.com
Site: http://www.fraturashauer.com.br
Endereço: Rua Miguel Poholink, 104, Hauer, Curitiba-PR.