As marcas estão investindo cada vez mais em ações com comprometimento ambiental

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como um alerta para os cuidados que se deve ter no âmbito ambiental, já que, instituído pela Organização das Nações Unidas, tem como objetivo chamar atenção para as necessidades de preservação do planeta. Pelo mundo todo empresas têm investido na “economia verde” e unindo o fator de preservação às práticas de gestão. Com ações que vão de economia de água e energia a reciclagem de materiais para produção de novos produtos, redes brasileiras se reinventam e alinham seus serviços às práticas sustentáveis.

OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, que tem em sua estratégia de negócios os pilares ESG, possui uma Política de Água, no qual compartilha com a rede franqueada como é possível optar por produtos que tragam ecoeficiência para dentro das clínicas. Um exemplo é na escolha do modelo dual flush (ou descarga com volume reduzido), em que há a possibilidade de escolha entre dois botões, que liberam quantidades distintas de água no acionamento, de três ou seis litros, com economia significativa que pode chegar até 60%. Outra ação sustentável são as cuspideiras com sensor que são acionadas por aproximação durante 10 segundos, ao invés de jato contínuo, o que leva a uma economia de 96% de água. Além disso, a rede tem fornecedores homologados comprometidos com produtos e serviços sustentáveis.

Já preocupada com a geração de resíduos recicláveis no setor de delivery, a Home Sushi Home, rede de delivery especializada em culinária asiática e havaiana, desenvolve, desde 2021, uma parceria com a EURECICLO, startup especializada em logística reversa para auxiliar na compensação ambiental de todo o material gráfico/embalagens gerados pela franquia e, assim, incentivar outras empresas de delivery a mudar as práticas ligadas à sustentabilidade. A rede também prioriza a utilização do papel com selo FSC (Sistema de Certificação Florestal) nas embalagens.

A economia de água, aliado à redução do consumo de energia elétrica, é um dos compromissos que a Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, que dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online, tem. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a rede opera com modelos para condomínios, lojas e até contêineres reciclados, que reaproveitam toneladas de material que seriam descartados. Já na hora de lavar e secar, os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica. O consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto, em casa, este gasto pode chegar a 190 litros. A rede também possui o selo EURECICLO, em que a rede faz a compensação de todo lixo produzido pelas unidades, cerca de 6 toneladas por ano.

CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, por sua vez, desenvolveu uma tecnologia que aumenta em até três vezes a durabilidade do tecido: a blindagem. A técnica envolve a fibra do estofado, protegendo e fornecendo maior durabilidade, evitando assim lavagens desnecessárias e gerando uma economia de cerca de um bilhão de litros de água, o que daria para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes durante um ano. Além disso, todos os produtos utilizados são biodegradáveis e as embalagens recicláveis.

Apostando na economia reversa, o market4u, rede de minimercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais, em parceria com a Heineken, está implementando o sistema de garrafas retornáveis. Operando como projeto piloto em unidades de São Paulo, o sistema permite que os consumidores que adquirirem e retornarem uma garrafa das marcas Heineken ou Amstel nas lojas do market4u ganham um saldo no aplicativo da rede para a próxima compra das cervejas de 600ml. Com a expansão do projeto, a franqueadora prevê que pelo menos metade das garrafas consumidas nas unidades sejam retornadas aos pontos de venda.

Dando mais um passo em um movimento global que busca a sustentabilidade e a consciência ecológica, a Sestini, que atua no mercado há 28 anos e é referência no segmento de bolsas, malas, mochilas e acessórios, lançou a linha Eco RPET, em que os produtos são feitos a partir de plásticos reciclados retirados da natureza. Para produzir o casco de cada mala tamanho G, por exemplo, são recicladas 115 garrafas pet. Além de sustentável, as novas malas possuem vários atributos, como carrinho embutido externo, o que garante mais espaço interno, cadeado TSA flat, design expansível, alça de mão inferior e suporte multiuso nas laterais, que também funcionam como pés de apoio.

Investindo em maquiagens e produtos de beleza que podem ser sustentáveis e acessíveis, a Yes! Cosmetics traz produtos jovens, modernos e coloridos. Além disso, todo o portfólio da marca é vegano e não testado em animais, e a empresa trabalha com matéria-prima rastreável e o uso de papel proveniente de florestas de manejo sustentável nas embalagens. A preocupação com o meio ambiente não para por aí, e a rede disponibiliza nas lojas o #yesrecicla para o descarte de recicláveis da própria marca e de outras empresas também.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.