Alphabet, dona do Google, foi mais uma gigante de tecnologia a anunciar demissões em massa, com o corte de 12 mil funcionários

Antes disso, Microsoft, Amazon e Twitter – entre outras – fizeram o mesmo. Estima-se que quase 60 mil pessoas já foram afetadas por esses desligamentos no mundo todo. Nos processos de cortes, trabalhadores têm relatado uma falta de cuidado das companhias no anúncio das demissões, com muitos deles sabendo delas por e-mail, por meio de outros funcionários da companhia ou, até mesmo, pelos noticiários – uma demissão nada humanizada.

Os recentes cortes de funcionários em grandes empresas têm evidenciado um processo de demissão que, em muitos casos, é permeado por tecnologias e pouco se importa com a situação dos colaboradores que estão sendo desligados. O processo de desligamento já é, por si só, um momento nada fácil, pois envolve a segurança financeira e o plano de carreira dos profissionais que serão desligados. Além disso, a empresa também pode ser impactada negativamente por essa situação, seja pela má reputação que terá com ex-funcionários que foram demitidos ou pela queda de engajamento dos colaboradores que permanecem na empresa.

A gestora de carreira, consultora executiva de líderes e equipes, e CEO Madalena Feliciano explica que a demissão humanizada não é uma estratégia nova. Ela consiste em ações para tornar a demissão um momento menos traumático e mais digno para o profissional. Entre as estratégias está a ajuda com a recolocação no mercado, o que pode ser feito por meio de parcerias com empresas de recrutamento e seleção, por exemplo.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas adotem práticas de demissão mais humanizadas e respeitosas. Mesmo que seja necessário tomar essa decisão, é possível promover um processo de desligamento que leve em conta o bem-estar dos colaboradores envolvidos.

“Outra prática importante é a promoção de uma comunicação empática e sensível durante o processo de demissão. É preciso que os colaboradores que estão sendo desligados se sintam ouvidos e respeitados em suas emoções e sentimentos, de forma a minimizar o impacto emocional dessa situação.” Destaca Madalena Feliciano.

Além disso, a demissão humanizada também pode incluir a oferta de um pacote de benefícios e incentivos para auxiliar o profissional durante o período de transição, como o pagamento de salários e benefícios por um período determinado, a concessão de auxílio para capacitação profissional e a disponibilização de serviços de coaching e mentoria.

Madalena cita também, que outra estratégia considerável é a comunicação transparente por parte da empresa. É fundamental que os motivos da demissão sejam explicados de forma clara e objetiva, evitando-se qualquer tipo de constrangimento ou humilhação para o profissional.

A demissão humanizada também pode incluir a realização de reuniões de despedida, em que o profissional pode expressar seus sentimentos e opiniões em relação à empresa e ao seu trabalho. Essa é uma oportunidade para a empresa receber feedbacks e melhorar seus processos internos.

“É importante destacar que a demissão humanizada não é apenas uma questão ética e moral, mas também pode trazer benefícios para a empresa. Profissionais que se sentem respeitados e valorizados tendem a manter um bom relacionamento com a empresa, mesmo após sua saída, o que pode ser positivo em termos de imagem e reputação.” Finaliza Madalena Feliciano.

Mais Sobre Madalena Feliciano:
Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo.
Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.

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