*Por Rogério Albuquerque
Em um mundo conectado, é quase impossível pensar em não ter um cartão de crédito. Eles estão cadastrados em tudo; celulares, sites de compras, plataformas, etc. São vários os sistemas que solicitam os dados do cartão para acelerar o procedimento de compra do consumidor na hora de adquirir um produto ou serviço.
Mas, seria possível realizar operações simples, como consumir a plataforma de streaming favorita, assinar um serviço digital de musicais ou solicitar um aplicativo específico de transporte, sem utilizar a função crédito? Quando abordamos pontos simples da rotina dos brasileiros, logo pensamos no cadastro obrigatório do cartão de crédito.
De acordo com um estudo realizado em 2022, pelo Serasa eCred, cerca de 47% dos brasileiros possuem quatro ou mais cartões de crédito. Na outra ponta, apenas 9% da população possui um ou nenhum cartão. O alto número de usuários desse meio de pagamento acende um alerta em relação ao número de inadimplentes, já que é crescente o endividamento no país.
A bola de neve com os cartões é resultado da má administração financeira, do aumento da inflação – produtos mais caros forçam o consumidor a utilizar seu limite de crédito, consequentemente, para tentar evitar a inadimplência, os juros sobem; mas, o que percebemos é o “enrolar” econômico das pessoas.
Para facilitar a vida do brasileiro e evitar o endividamento, é possível sim realizar as ações “financeiras digitais” sem precisar de um cartão de crédito, e uma das soluções é a compra de gift cards específicos de cada serviço que deseja utilizar.
Parte das plataformas digitais, lojas de aplicativos e assinaturas de streamings utilizam um cartão presente como forma de pagamento. A compra do gift card gera um código, que pode ser inserido na plataforma ou aplicativo, e o valor para utilização é liberado. Essa modalidade de pagamento possibilita um controle maior do usuário sobre as suas contas, já que uma vez usado o crédito todo, será necessário a compra de um novo gift card.
A Card, empresa de meios de pagamento, disponibiliza a função de compra dos “cartões presente”, através das maquininhas, Neste mundo rodeado de cartões, a empresa gera a facilidade da utilização de dinheiro; ainda em 2023, haverá a anexação das tecnologias do Pix e modalidade débito, adicionando maior praticidade no momento da compra. Com mais de 90 mil pontos de vendas espalhados pelo país, surge a possibilidade do consumidor que não tem um cartão de crédito ou possui dívidas usufruir de diversas formas de entretenimento pelo período que desejar.
* Rogério Albuquerque é head de produtos e marketing na Card
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