Hospital promove palestras gratuitas e tira dúvidas sobre o sono, que impacta diretamente na qualidade de vida e da saúde, memória e sistema imunológico
O sono vem ganhando papel de destaque, nos últimos anos, como um importante fator de impacto na qualidade de vida e da saúde da população, no desempenho das funções rotineiras, na memória e no sistema imunológico. Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental. Por isso, o sono foi incluído recentemente no check list da saúde cardiovascular pela Associação Americana do Coração, o Life’s Essential 8, diretriz que também inclui alimentação, tabagismo, níveis de colesterol, níveis de açúcar, atividade física, pressão arterial e peso corporal.
Com objetivo de prevenir doenças do cérebro e cardiovasculares por meio da valorização do papel do sono na saúde, o Hospital INC participa da Semana do Sono, que acontece até o domingo (19) em todo o território nacional. A programação é realizada anualmente pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e tem o objetivo de levar à população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o sono.
No INC, estão previstas duas palestras gratuitas, na quarta (15) e quinta-feira (16), na filial Pátio Batel e na sede do hospital, no bairro do Campo Comprido, respectivamente. Os eventos são voltados para a população, profissionais da saúde e funcionários do INC. Com o tema “Sono é essencial para a saúde”, a otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono do Hospital INC, Dra Carla Fabiane da Costa Zonta, vai passar orientações e esclarecimentos sobre como cuidar da qualidade do sono e que podem ajudar aquelas pessoas que acordam com a sensação de um sono não reparador.
“Existem alguns cuidados que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Buscar dormir de 7 a 8 horas, por noite, manter uma rotina regular no horário de deitar e levantar. Muito importante evitar o uso indiscriminado de medicamentos para o sono (sem prescrição médica) e fazer atividades na cama como assistir TV, usar celular ou ler e-mails”, alerta a especialista, acrescentando ainda que é recomendado praticar atividade física durante o dia.
De acordo com a ABS, 45% dos brasileiros relatam apresentar algum problema de sono e 33% da população adulta sofre de apneia do sono, ou seja, uma em cada três pessoas. Outro dado importante a ser considerado: a apneia do sono grave triplica o risco para acidente vascular cerebral (AVC) e morte. Dessa forma, o tratamento para esse distúrbio pode reduzir em cerca de 80% o risco de AVC.
SERVIÇO:
Semana do Sono – Hospital INC
15 de março, às 14h, na Filial Pátio Batel (Avenida do Batel, nº 1868 – Piso S1)
Inscrição: https://www.eventosinc.com.br/evento.php?evento=66
16 de março, às 16h, Sede INC (Rua Jeremias Maciel Perretto, nº 300, Campo Comprido)
Inscrição: https://www.eventosinc.com.br/evento.php?evento=67
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.