Rápida, minimamente invasiva e realizada em consultório, cirurgia de lifting labial é capaz de conferir volume e jovialidade aos lábios com resultados definitivos e recuperação tranquila

O preenchimento labial com ácido hialurônico é um dos procedimentos mais buscados atualmente por ser uma opção eficaz e segura para conferir volumização aos lábios. O problema é que os resultados da técnica não são permanentes, pois a substância é reabsorvida pelo organismo após cerca de 12 meses. A boa notícia é que existem tratamentos capazes de conferir volume aos lábios de maneira duradoura. E não se preocupe, pois não se trata do PMMA, ou metacrilato, um preenchedor de baixo custo e permanente que, apesar de ainda muito utilizado, possui alta taxa de complicação a longo prazo. Estamos falando do procedimento conhecido como Lip Lift. “O Lip Lift, ou lifting labial, é uma cirurgia plástica minimamente invasiva capaz de volumizar, levantar e rejuvenescer os lábios, consequentemente melhorando a harmonia facial. O grande diferencial da técnica está justamente no fato de proporcionar resultados definitivos, ao contrário dos preenchedores de ácido hialurônico, que possuem efeitos temporários”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS).

O especialista ressalta que a técnica não é indicada apenas para quem possui lábios pequenos geneticamente, mas também para aqueles que sofreram alterações na região devido ao processo natural de envelhecimento. “Idealmente, a distância entre a columela (base do nariz) e o lábio superior deve ser de 13 a 15mm. No entanto, devido à flacidez facial e à queda do lábio superior, essa distância tende a aumentar com os anos, conferindo à região aquele aspecto caído de “sorriso triste”. Além disso, o processo de envelhecimento leva ao enrugamento e ao afinamento labial”, diz o médico, que explica que, nesses casos, o Lip Lift é ideal para devolver jovialidade e conferir volume aos lábios.

Segundo o Dr Paolo Rubez, o lifting labial é uma cirurgia relativamente simples que pode ser realizada em consultório médico sob efeito de anestesia local. “O procedimento é realizado a partir de uma pequena incisão na linha da columela, abaixo do nariz. Em seguida, retiramos uma porção da pele para encurtar a distância nasolabial e fechamos a incisão com pontos estrategicamente posicionados para obtermos um lábio elevado e volumoso”, afirma o médico. E o melhor é que, por ser realizada logo abaixo do nariz, a incisão não fica aparente após a cicatrização.

A cirurgia é rápida, durando cerca de 30 a 60 minutos, e o paciente é liberado logo em seguida. “Os cuidados pré-operatórios são mínimos, sendo recomendado que o paciente evite beber e fumar, faça refeições leves no dia anterior e jejum algumas horas antes do procedimento”, destaca o cirurgião plástico. Por ser minimamente invasivo, a recuperação do procedimento também é muito tranquila. “No geral, o paciente não costuma sentir dor, mas o médico pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, não há necessidade de se afastar da rotina, é apenas recomendado evitar realizar esforço físico intenso nos primeiros dias após o procedimento. O maior cuidado pós-operatório é com relação à exposição solar, que é contraindicada nos primeiros dois meses, sendo indispensável o uso de protetor solar para que o processo de cicatrização não seja comprometido.”

Como resultado, o lábio superior torna-se mais volumoso, jovem e levantado, o que também melhora a aparência do lábio inferior e, consequentemente, a harmonia da face. E a técnica ainda pode ser associada com outras cirurgias plásticas, como a rinoplastia e o lifting facial. Nesses casos, o procedimento é realizado no centro cirúrgico. O preenchimento labial com ácido hialurônico também pode ser realizado após o Lip Lift para potencializar os efeitos da cirurgia. “Na dúvida sobre qual o procedimento ideal para você, o melhor é ouvir o cirurgião plástico abertamente. Ele poderá realizar uma avaliação aprofundada da estética da face para recomendar a melhor opção no seu caso”, finaliza o Dr Paolo Rubez.

FONTE: *DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.