O ambiente, destinado exclusivamente para pessoas autistas e familiares, foi viabilizado com os recursos arrecadados no leilão das camisas do time, que aconteceu em maio deste ano, e por meio de doações de empresas parceiras

O Coritiba Foot Ball Club e o Instituto ICO – associação sem fins lucrativos voltada ao atendimento de pessoas autistas – irão entregar, no próximo domingo (6), no Estádio Couto Pereira, o Camarote de Acomodação Sensorial destinado para pessoas com autismo e familiares. O projeto, pioneiro de um clube de futebol no Brasil, foi viabilizado por meio de um leilão beneficente, realizado em maio, e pelas doações de materiais e mão de obra de empresas parceiras. O evento arrecadou o total de R$ 105 mil, com o arremate das camisas utilizadas pelos jogadores do time, na partida da vitória do Campeonato Paranaense 2022. As camisas se tornaram um símbolo em apoio as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), já que traziam na numeração as cores e a forma de quebra-cabeça, símbolo do TEA, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

“O camarote que entregaremos domingo superou todas as expectativas. Como o valor arrecadado foi maior que o esperado, foi possível melhorar o projeto em todos os aspectos como a qualidade acústica, de iluminação, acessibilidade. Estamos muito satisfeitos”, afirma a fundadora do Instituto ICO, Elyse Matos. Além do espaço destinado ao atendimento personalizado, faz parte do projeto o treinamento – concedido pelo Instituto ICO – a funcionários do Coritiba, que irão receber as pessoas com TEA e suas famílias no estádio e auxiliá-las durante toda a sua permanência no local. “Estamos muito orgulhosos em sermos pioneiros, entre os clubes do Brasil, a oferecer esse espaço tão inclusivo e voltado para as demandas dos nossos torcedores com TEA. Afinal, independentemente de qualquer diferença, a paixão que nos une pelo nosso time é a mesma”, ressalta Juarez Moraes, Presidente do Coritiba.

O Camarote de Acomodação Sensorial elimina as “barreiras invisíveis”

Algumas particularidades de um estádio de futebol podem se tornar barreiras invisíveis para pessoas com TEA, que tem alguma hipersensibilidade sensorial, como o barulho da torcida vibrando pelo time, fogos de artifício, a iluminação do estádio, a grande movimentação de pessoas, entre outras características que são comuns em dia de partida de futebol.

Por isso, o projeto do Camarote de Acomodação Sensorial do Estádio Couto Pereira foi pensado para reduzir todos esses estímulos. O ambiente tem condições acústicas, térmicas e de iluminação favoráveis para que a pessoa autista se sinta bem. O tratamento acústico das paredes e do teto, por exemplo, foi feito para reduzir ao máximo o nível o barulho do estádio e fones de ouvido redutores de ruídos também serão disponibilizados. A iluminação do ambiente é personalizada, sendo feita por meio de luz indireta, proporcionando um maior conforto visual. O mobiliário também foi pensando de forma adaptada para esse público como, por exemplo, uma poltrona alta para que o indivíduo possa se isolar e se reorganizar sensorialmente, caso seja necessário.

As empresas colaborativas do projeto foram: Cristal Engenharia, Daph Draw, Estrutural, Europa Esquadrias de PVC, Facilita Pais, Delivar de Mattos & Castor Advogados, Kapazi, LED Lâmpadas e Iluminação, P.B Castro Leilões, Pilar, PSV Auditoria e Consultoria, e Railbotic. O projeto do Camarote inclusivo foi doado pelos arquitetos Carla Mattioli e Maurício Pinheiro Lima.

Para utilizar é necessário fazer reserva prévia A Sala de Acomodação Sensorial tem um número limitado de vagas por partida, portanto, para utilizá-la o torcedor deverá fazer a reserva na semana do jogo. O Instituto ICO irá disponibilizar, em breve, o número específico de contato para que isso seja feito.

Para a reserva da Sala de Acomodação Sensorial será necessário:

– Foto dos ingressos da partida, tanto da pessoa autista como do acompanhante (ambos meia-entrada cadeira inferior);

– Enviar o laudo que ateste o TEA ou o número da carteira de identificação da pessoa autista.

Sobre o Instituto ICO

Fundado pelo casal Emiliano e Elyse Matos, de Curitiba, o Instituto ICO nasceu da vontade de transformar em legado social positivo a adversidade que viveram quando seu filho mais velho, Enrico (Ico), recebeu o diagnóstico de autismo. Com o ambicioso propósito de eliminar os estigmas na sociedade em relação à pessoa com deficiência, especialmente a pessoa autista, o Instituto ICO busca por meio de conhecimento e capacitações atingir esse propósito. Para isso, conta com parceria pioneira com a fundação americana Autism Speaks e com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para implantar na saúde pública de Curitiba, um programa de treinamento de pais de crianças de 2 a 9 anos com atrasos no desenvolvimento. Além da implantação do Programa de Treinamento da OMS, o Instituto promove dinâmicas de sensibilização em empresas, capacitação de equipes para o atendimento da população autista congressos científicos e execução de espaços de acomodação sensorial. Com quatro anos de existência, o Instituto ICO coordena, nacionalmente, movimento que unifica mais de 50 associações em todo país, mov. Capricha na Inclusão, que busca práticas baseadas em evidência na saúde e na educação.

Serviço:

Entrega da Sala de Acomodação Sensorial no Estádio Couto Pereira

Data: 6/11 (domingo)

Horário: 13h30

Local: Estádio Couto Pereira

  1. Ubaldino do Amaral, 63 – Alto da Glória, Curitiba

 

 

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.