Seguindo a tendência de propor vivências inovadoras no período pós-pandemia, Sebrae nos estados apresentam novos roteiros protagonizados por pequenos negócios locais

Um dos setores mais afetados pela pandemia, sendo um dos primeiros a suspender as atividades e dos últimos a retornar, o setor turístico passa por um momento de reinvenção. Nessa fase de retomada pós-pandemia, as pessoas estão ávidas por viajar e têm preferido roteiros fora do óbvio, de preferência em locais com menos aglomeração e mais contato com a natureza, privilegiando o consumo consciente e sustentável com pequenos negócios locais. No próximo dia 27 de setembro, o segmento comemora o Dia Mundial do Turismo.

De olho nessa tendência, o Sebrae tem atuado junto ao segmento, em todo o país, apoiando diversas iniciativas que visam fortalecer a economia criativa, através da potencialização do turismo, da gastronomia e do artesanato local. Para a analista de competitividade do Sebrae, Ana Clévia, as iniciativas espalhadas pelo Brasil mostram como a nossa diversidade territorial e cultural contribuem para o turismo. “Os pequenos negócios representam 97% de todos os empreendimentos do turismo brasileiro. Temos inúmeras oportunidades e roteiros inovadores a serem descobertos. O papel do Sebrae é apoiá-los e aproximá-los do mercado. Atuamos junto a esses negócios para que possam prestar serviços cada vez melhores e mais sustentáveis”, declara.

Rota das Cervejas

No Rio Grande do Norte, por exemplo, que tem a presença do sol o ano inteiro, além de suas belas praias, o Sebrae está em operação com a Rota das Cervejas, para agregar ainda mais valor para quem visita o estado. Ives Guerra, gestor de turismo do Sebrae RN, explica que a novidade é fruto do trabalho que reuniu as principais cervejarias que são atendidas pela instituição. “Hoje temos 16 cervejarias na Rota, sendo 9 delas em Natal e outras no interior do estado. Apoiamos a construção do roteiro, fizemos ‘passaportes’ e reunimos todas as informações que o turista precisa para visitar esses locais: horários de funcionamento, tipos de cerveja, valores, etc.”, afirma. A Rota das Cervejas já é um sucesso no estado, os visitantes recebem carimbos no passaporte, estimulando a visitação em todas as cervejarias. “Também incluímos a Rota das Cervejas em eventos típicos regionais como a Festa do Boi e o Festival de Camarão”, acrescenta Guerra.MT

A Raffe, sediada em Natal, faz parte da Rota das Cervejarias e apresenta seu catálogo recheado com DNA potiguar e cervejas que levam nos rótulos nomes de bairros de Natal, como a Ponta Negra, cerveja escura com toques de chocolate e café. Um dos sócios criadores da Raffe, Fernando Neto, enaltece o potencial de conexão que a Rota trouxe para todas as cervejarias do estado. “O mercado de cervejas artesanais aqui ainda é muito incipiente, então quando conseguimos unir tantas empresas num projeto único, pleiteamos uma atenção bem maior. Levantamos conexões e debates de questões que podem impactar positivamente o consumo, o turismo e toda economia local”, observa.

Gastronomia movimenta o Pantanal

Em alta nas telinhas com a novela Pantanal, os territórios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ganham ainda mais apelo turístico. Nesse contexto, o Sebrae MT realiza o Circuito Gastronômico Pantanal, que faz parte do programa Pró-Pantanal, iniciativa para fomentar as micro e pequenas empresas locais na recuperação pós-pandemia. O Circuito ocorre nas cidades de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá e reúne restaurantes, pousadas e hospedagens que oferecem culinária típica, valorizando os ingredientes pantaneiros.

“Bolinho de arroz com peixe, lagarto com molho de castanha de baru, risoto de peixe seco, feijão tropeiro à moda Pantanal, pintado assado com vinagrete de banana, churros de doce de leite são algumas das opções”, revela Marisbeth Gonçalves, gestora de turismo do Sebrae MT. Segundo ela, a iniciativa mobiliza os empreendimentos locais, fomenta o turismo, promove a digitalização e conexão entre os negócios, entre outros benefícios. “Interligamos os empresários de ponta a ponta, incentivamos a compra de produtores da cidade, estimulando toda a cadeia produtiva que funciona no Pantanal”, observa.

Rota de queijos e vinhos

Em Goiás, a Rota dos Pirineus integra pequenos negócios produtores de queijos e vinhos para oferecer uma experiência gastronômica e turística diferenciada, nas cidades de Cocalzinho, Corumbá e Pirenópolis. De acordo com a gestora de turismo do Sebrae GO, Priscila Vilarinho, a Rota traz opções de visitas autoguiadas ou contratações de guia. No roteiro, os visitantes podem conhecer vinícolas e produtores de queijo, fazer degustações e comprar diretamente com os produtores. “Além disso, as cidades possuem atrações incríveis de muito contato com a natureza, entre lagos, cachoeiras e atrações culturais”, recomenda.

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