Seja na sala de estar, nos quartos ou até mesmo em bares e restaurantes, as poltronas e os sofás roubam a cena na 35ª edição da CASACOR São Paulo 2022, trazendo uma ideia de conforto e estilo aos espaços. Selecionamos três ambientes com modelos que expressam personalidade, elegância e ousadia para serem usados em diferentes situações. Confiram!
O espaço de 700 m² do “Restaurante Tropical”, assinado pelo arquiteto Gustavo Paschoalim e paisagista Frederico Cançado, conecta a natureza com o urbano, ao mesclar referências de um marco arquitetônico de David Libeskind e as curvas orgânicas inspiradas em Burle marx. Para compor o espaço, apostaram num sofá louge da Sierra Gabriel, que segue traços curvilíneos e sedutores, com linhas sinuosas que transformam o estofado em uma verdadeira escultura. Há também o glamour e a elegância das Poltronas Charlote, que abraçam e trazem o aconchego.
A designer de interiores Elaine Vilela se inspirou no conceito “golden hour”, que faz referência a um momento dourado e especial para estar com os amigos e recarregar a energia, para conceber o espaço “Ilha de Conforto-Golden hour”. Nessa filosofia, trouxe para compor o ambiente o sofá da Sacarro, que convida a desconectamos do mundo exterior, relaxando e curtindo o conforto do lar. O modelo tem estilo contemporâneo e modulações mais despojadas, que possibilitou a diferente composição, deixando em destaque as costas do móvel, que traz amarrações em couro e ferragens metálicas, pequenos detalhes que conferem elegância e requinte ao ambiente. Outro destaque por lá e a Poltrona em Couro Azul assinada pelo designer Emerson Borges, que remete as poltronas do início do século XX e ao mesmo tempo, incorpora uma linguagem moderna e despojada quase minimalista tão característica do mobiliário contemporâneo.
Na concepção do “Café Modernista”, ambiente que recebe a Dona Deôla, a arquiteta Priscila Cox pensou num espaço onde os visitantes da mostra se sentissem atraídos a ficar e contemplar a união da arquitetura, design e gastronomia de forma harmoniosa e acolhedora. Dessa maneira, optou por uma iluminação intimista e mobiliários assinados. Um dos destaques é a “Linha Geométrica”, desenhada pela própria arquiteta, que pode ser vista na área externa do restaurante. Inspirada nos traços da Poltrona Red and Blue, característica do Bauhaus, com elementos mais curvos e cilíndricos, os mobiliários (poltronas e sofás) trazem leveza e movimento e ainda fazem uma brincadeira com o azul, presente no ambiente interno. Outro destaque é a poltrona Moeda, localizada na parte interna do Café, desenhada por Zanini de Zanine; ela possui o mesmo desenho de “moeda” do guarda-corpo do Conjunto Nacional.
Serviço – CASACOR São Paulo 2022
Onde: Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073.
Quando: até 11 de setembro de 2022
Horário de funcionamento:
Terça a Domingo das 12h às 22h
créditos fotos: Renato Navarro/Monica Assan/Divulgação