Vendido exclusivamente na Europa, cada par do modelo RE:GROUND, criado em colaboração com a startup Zèta, contém borra de café do equivalente a 12 cápsulas Nespresso recolhidas nos projetos de reciclagem da marca
A Nespresso, marca pioneira e referência em café porcionados de alta qualidade, lançou este ano em parceria com a startup de moda sustentável Zèta — conhecida por sua proposta vegana e zero-waste — uma linha de tênis de edição limitada feitos a partir da borra de café reciclada. A coleção foi inspirada nos princípios da marca de redução do impacto ambiental, eco-design e estilo francês.
Resultado de mais de um ano de pesquisas, cada par do modelo RE:GROUND contém borra de café equivalente a 12 cápsulas Nespresso recolhidas nos projetos de reciclagem de cápsulas da marcae integradas na parte superior do couro vegano, bem como nas solas. Os demais elementos do tênis são feitos com 80% de materiais reciclados e sustentáveis, como plásticos retirados do Mediterrâneo, cortiça, borracha e látex.
As pesquisas na Internet por marcas sustentáveis cresceram mais de 45% nos últimos cinco anos, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes do impacto ambiental de seu guarda-roupa. Laure Babin, CEO de 25 anos da Zèta, reconheceu uma lacuna crescente no mercado de calçados ecologicamente corretos. Ela fundou a marca há dois anos com o objetivo de criar o primeiro tênis sustentável com desperdício zero do mundo.
Laure Babin, CEO da Zeta, disse: “Minha visão para a Zèta era criar tênis estilosos para os amantes da moda com consciência ecológica. Para esta coleção, nossos criadores de tecidos da Tintex passaram oito meses aperfeiçoando um couro sintético vegano inovador feito com borra de café reciclada. RE:GROUND é a personificação da nossa colaboração com a Nespresso — um sapato chique e estiloso que celebra o valor do café e a virtude da circularidade.”
Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso, disse: “Zèta é uma startup incrível que une estilo e sustentabilidade. O compromisso da marca com a circularidade significa que eles estão avançando em termos de criação de novo valor a partir de resíduos, e seu espírito de inovação os levou a projetar um uso totalmente novo para nossas borras de café recicladas. A coleção RE:GROUND da Zèta certamente encantará os fãs de café e moda.”
A Zèta trabalhou com a Tintex, sua fabricante de tecidos, para criar o inovador couro sintético de café feito com borra reciclada através do projeto de reciclagem de cápsulas Nespresso.
Certificada como Empresa B, a Nespresso tem o compromisso de atender os altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência. A marca pensa em todo o processo, do grão à xícara, e é por isso que 100% das fazendas fornecedoras de café no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™️.
Os tênis RE:GROUND são vendidos exclusivamente na Europa, onde são produzidos, de forma intencional para assegurar a menor pegada de carbono possível. O modelo de edição limitada estará disponível enquanto durarem os estoques e não serão comercializados no Brasil.
Sobre a Nespresso
A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável. A empresa trabalha com mais de 120.000 agricultores em 15 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™ para incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e nas paisagens. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, possui mais de 250 pontos de coleta no Brasil e oferece uma solução de reciclagem para todos os clientes brasileiros. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site.
Sobre a Zéta
Fundada em setembro de 2020 após uma bem sucedida campanha de crowdfunding que permitiu o lançamento da marca com 2700 pares, a Zèta visa promover sapatos zero-waste feitos exclusivamente de materiais reciclados, veganos e recicláveis. Desenhados em Bordéus, França, os sapatos são feitos numa oficina familiar no Porto, Portugal. Hoje, a Zèta tem 11 modelos na sua gama e vende online e através de uma rede de 12 retalhistas em toda a Europa.