Com momento reaquecido para o varejo online, a All in reforça que 75% dos brasileiros usam as redes sociais para buscar produtos
Com a chegada do omnichannel, o varejo vive um momento de reaquecimento do setor, com destaque para a evolução dos canais de compra e a integração entre mundo virtual e físico. E, para aproveitar o cenário, a All in, plataforma de soluções que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados, destaca dicas práticas e úteis para o empreendedor.
Na pesquisa “O Perfil do Consumo para 2022”, realizada pela All in, 56% dos entrevistados afirmaram que, depois que começaram a comprar online, não quiseram mais parar. Já de acordo com o estudo mais recente, divulgado em junho deste ano sobre as tendências de consumo nas redes sociais, 75% dos consumidores ouvidos usam seus perfis nas redes para buscar produtos, o que reflete o impacto que novas tendências estão tendo no mercado.
Agora, para o empreendedor que deseja alavancar o seu negócio por meio de ferramentas online, Nelson Scoz, diretor comercial da All in, separou algumas dicas:
1) Ferramentas e tecnologia
Mesmo as empresas mais renomadas são desafiadas a manter uma comunicação constante com seu público para fidelizar e reconquistar. São diversas as ferramentas e a escolha de uma, duas ou mais, depende muito da estratégia de negócio, do tipo de serviço ou produto, entre outras variáveis. Porém, é importante que saibam o que existe neste catálogo digital. Há ferramentas como marketing cloud, gestão de base, plataforma de disparo de e-mail, push e sms, ferramentas de remarketing e performance entre outras.
Importante destacar que cada caso é um caso e depende muito das estratégias, contudo, existem diferentes recursos que certamente trarão mais engajamento, clientes e vendas para o seu negócio. Como exemplo, podemos citar parceiros que ajudam a marca a mapear o comportamento do consumidor e, em uma mesma plataforma, criar campanhas inteligentes com base nessas informações, de forma automática e imediata, a fim de entregar uma experiência personalizada para o cliente.
2) Automação x humanização
Marketing inteligente se baseia em dados. A automação apoiada em informações sobre seu consumidor permite ganho de escala, sem abrir mão da personalização nas comunicações, o que fideliza o cliente e constrói uma relação de confiança e identificação com a marca.
Ter conhecimento sobre o comportamento de navegação e consumo é outro ponto importante. Quando entendemos isso, identificamos em qual etapa dessa jornada o consumidor está, se está prestes a fechar uma compra por exemplo. E, por meio de campanhas inteligentes é possível, então, recomendar produtos ou conteúdos relevantes e de acordo com o perfil dele.
3) Online e offline: tudo junto e misturado
A loja física deve pensar seus canais de forma complementar, ou seja, o digital e o físico andam juntos e a experiência precisa ser única. Um cliente que experimenta uma roupa e não leva porque não encontrou seu tamanho pode ser o mesmo que abandonou um carrinho virtual pelo mesmo motivo. E o que você vai fazer diante disso?
É aí que conhecer o seu cliente fará toda a diferença para transformar, por exemplo, uma frustração em uma experiência melhor sobre outros produtos. A dica aqui é ter certeza que, independentemente de onde o cliente esteja, ele tenha o mesmo atendimento e experiência de qualidade, com a mensagem alinhada entre todos os canais. Como fazer isso? Focando em jornadas – e experiências – omnichannel.
“São várias as tendências atuais do mercado que poderíamos destacar por aqui, mas focar em alguns direcionamentos principais é um bom começo. O mercado está em constante evolução, com novas soluções sendo criadas a todo momento e um consumidor mais exigente e qualificado, o importante aqui é sempre estar atento às novidades do setor a fim de investir em ações certas para cada tipo de negócio”, finaliza Scoz.
Segundo índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, durante o primeiro trimestre deste ano, as vendas online cresceram cerca de 12%, e as expectativas seguem otimistas para o setor.
Sobre a All in:
A All in é uma empresa de tecnologia que une dados e inteligência para oferecer uma suíte de soluções que ajuda marcas a criar experiências de consumo personalizadas e omnichannel para seus consumidores e, com isso, otimizar investimentos, aumentar as vendas e trabalhar a retenção de clientes. É uma unidade de negócio da Locaweb Company.
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