Com projeto assinado pelo escritório NOSSA Casa Arquitetura, liderado por Daniele Capo, o apartamento de 130 m² localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, é moradia de uma família composta por um casal e dois filhos pequenos
A maior necessidade dos moradores era transformar um apartamento cheio de paredes na área social em um projeto amplo e com muita integração. Como o cliente é chef de cozinha, a ideia era criar um ambiente para receber bem os familiares e amigos e, ao mesmo tempo, que fosse possível cozinhar com todos reunidos.
A arquiteta teve total liberdade para criar e o único pedido foi por uma “boa coifa”. Então, o ponto de partida era entender os espaços e pensar em como seria possível integrá-los de forma harmoniosa e funcional, sem deixá-los desconfortáveis. Sendo assim, começou por setorizar os ambientes com elementos.
O escritório optou por usar um grande painel e forro de madeira para separar a entrada, o lavabo e o bar dos demais ambientes. O painel da sala de TV foi detalhado friso por friso para deixá-lo perfeitamente alinhado com as aberturas das portas – tanto para a que dá acesso à área íntima quanto para a porta da chapelaria/sapateira. Os frisos desse painel parecem não ter uma ordem, porém seguem uma sequência interessante, criada para fugir um pouco das ripas dos painéis tradicionais e trazer um modelo diferente ao projeto. Esse mesmo painel pertence a televisão e a área da lareira, que possui o mesmo material da bancada do bar, com o objetivo de criar relação e proporcionar unidade entre os espaços.
A sala de jantar abrange toda a extensão da bancada da lareira, que do lado oposto, conta com uma louçaria, criada pela arquiteta, para apoio da área do jantar. O balanço surgiu com a proposta de quebrar um pouco a formalidade e garantir mais descontração ao ambiente.
Para a cozinha, o intuito era que a transição de pisos e elementos fosse bem leve, por isso, a arquiteta optou pela união de madeira com resina no estilo escama de peixe para tornar a atmosfera mais delicada e divertida. Já o pórtico em quartzo, na área da cuba, foi usado para conferir leveza para a área molhada, sem a necessidade de adicionar mais um elemento nas paredes e manter o foco na marcenaria, que foi projetada seguindo referências escandinavas.
Para a área íntima, a ideia era imprimir a personalidade de cada um dos moradores. O dormitório do casal — uma suíte — seguiu uma decoração mais clássica, em razão da cliente ser mais elegante. Em contrapartida, o banheiro foi idealizado com uma proposta contemporânea para equilibrar e ter o estilo do marido. O closet conta com portas de correr e garantiu ainda mais privacidade para o casal.
Os quartos das crianças seguiram a essência de cada um. Como o menino tem muita energia e criatividade, a ideia da parede de escalada veio para criar várias possibilidades de cenários e brincadeiras. Já para quarto da menina, a intenção era exaltar sua doçura e delicadeza, que apesar de ter apenas um ano quando o projeto foi iniciado, já era possível perceber claramente essas características. Para os banheiros, a opção foi criar espaços com personalidade, sem elementos infantis, para que pudessem ser levados por algum tempo.