Com um dia para chamar só de seu, o doce é comemorado mundialmente em 11 de outubro e pode ser preparado de diversas formas
Há quem diga que o doce de leite surgiu na Argentina após uma cozinheira esquecer o leite com o açúcar no fogo, mas também existem pessoas que acreditam que a iguaria é brasileira. Verdade ou não, não sabemos, mas o sucesso do doce é indiscutível. Para se ter uma ideia, o alimento foi declarado patrimônio cultural, alimentar, gastronômico e local em diversas regiões, principalmente na América Latina.
O historiador argentino Daniel Balmaceda, autor do livro “A comida na história argentina”, conta que o primeiro doce de leite era branco e após a adição de ingredientes feitos no México, a cor mudou para o marrom que conhecemos hoje.
Para deixar o dia 11 de outubro ainda mais apetitoso, a Mococa separou três receitas rápidas e práticas que não podem ficar de fora da festa: o clássico pudim de doce de leite, o delicioso petit gateau de doce de leite e o saboroso doce de leite em corte.
Confira o modo de preparo de cada receita:
PUDIM DE DOCE DE LEITE
Ingredientes
- 1 lata de mistura láctea condensada Mococa – cozida na panela de pressão
- 3 ovos
- 1 copo americano de leite Mococa
- 1 colher de farinha de trigo
Modo de preparo
- Caramelize uma forma de pudim.
- Misture todos os ingredientes no liquidificador e coloque na forma do pudim após ter caramelizado a calda.
- Leve ao forno por 35 minutos em banho maria.
PETIT GATEAU DE DOCE DE LEITE
Ingredientes
- 1 lata de mistura láctea condensada Mococa – cozida na panela de pressão
- 200g de manteiga Mococa
- 4 ovos
- 4 gemas
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de cravo em pó
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de preparo
- Leve ao fogo o doce de leite com a manteiga até derreter.
- Desligue o fogo, adicione os ovos, as gemas, o açúcar e misture até ficar homogêneo.
- Acrescente as especiarias, a farinha e misture.
- Despeje a massa em forminhas untadas com manteiga. Leve ao forno alto, pré-aquecido por 12 minutos.
- Desenforme ainda quente e sirva acompanhado de sorvete.
Tempo de preparo: 30 minutos
DOCE DE LEITE DE CORTE
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de água
- 3 colheres (sopa) de manteiga Mococa
- 1 lata de mistura láctea condensada Mococa – cozida na panela de pressão
Modo de preparo
- Em uma panela média, leve ao fogo o açúcar e a água, até dissolver bem.
- Acrescente a manteiga Mococa, o leite condensado Mococa e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, em fogo baixo, até começar a soltar do fundo da panela.
- Espalhe em uma assadeira pequena (cerca de 16 x 16 cm) untada e deixe amornar. Com a ponta de uma faca, marque quadrados de 2 cm de lado e deixe esfriar. Corte os quadrados.
Tempo de preparo: 25 minutos
Sobre a Mococa
Fundada em 1919, a Mococa está presente há mais de 100 anos nas casas dos brasileiros, com produtos de qualidade e tradição. Nascida como uma empresa familiar de produção artesanal de manteiga, a marca centenária preza por matérias-primas de alto nível para garantir qualidade e consistência em todos os produtos. Ao longo de um século de atuação, a companhia se modernizou, investiu em tecnologia e expandiu para todo o território nacional, além de América Latina, Central, Estados Unidos, África, Arábia Saudita e Japão. Atualmente, tem em sua linha de produtos condensados, cremes, achocolatado, queijo ralado, coco ralado, leite de coco e manteiga. Seu portfólio é sinônimo de momentos de afeto, qualidade e confiança, que acompanha o dia a dia das famílias há gerações. A Mococa tem sua sede e fábrica localizadas na cidade de mesmo nome que originou a marca, no interior de São Paulo, onde emprega cerca de 400 colaboradores.