Novo Guide Shop funciona também como mini-centro de distribuição para entregas no mesmo dia
A AMARO, RetailTech pioneira na junção de tecnologia e criatividade no Brasil, anuncia plano de expansão de lojas físicas com seus Guide Shops – megastores que variam entre 1000m² e 1500m². A marca estreia o novo formato em Curitiba, no ParkShoppingBarigüi, com uma loja de 1.100 m², 10 vezes maior do que a unidade anterior, que foi reformulada.
A região Sul é uma das mais estratégicas para a marca e hoje representa 17% do faturamento do negócio, ficando atrás apenas do Sudeste e, por isso, Curitiba – além de Porto Alegre, na região – foi uma das primeiras capitais escolhidas para receber as novas lojas.
“A AMARO quer estar mais próxima da consumidora, onde ela estiver, e entregar a ela uma experiência totalmente integrada. Com as lojas físicas sendo uma extensão do online, ela pode unir o melhor dos dois ambientes de acordo com o que quer e precisa”, explica Dominique Oliver, CEO da AMARO.
Apesar das compras online de moda e produtos de lifestyle terem crescido durante o último ano, a adesão no Brasil ainda é baixa. A cada 100 transações, 89 acontecem no canal varejo físico e, por isso, esse movimento de expansão do varejo físico é tão importante para a marca. Atualmente, 1 em cada 4 compras realizadas na AMARO tem origem nos Guide Shops e com as novas lojas físicas, o objetivo é aumentar esse volume para a ⅓ até o final deste ano.
Os Guide Shops vêm para atender a três importantes objetivos do negócio da empresa: 1) aumentar o awareness da marca, ao apresentarem a AMARO a novas clientes e contribuírem para a aquisição de novas compradoras; 2) trazer conveniência às consumidoras, uma vez que cumprem um significativo papel no posicionamento omnichannel da marca proporcionando entrega no mesmo dia em algumas capitais, compre e leve na hora ou receba em casa e devoluções; e 3) incentivar a experimentação de produtos que necessitam contato físico.
Além de Curitiba, no Sul, outras regiões do país vão receber as lojas nesses novos formatos, como o Nordeste – em Salvador e Recife – e no Centro-Oeste – em Brasília e Goiânia – onde a AMARO faz sua estreia. Em Porto Alegre, a marca abrirá a segunda unidade na cidade em breve e, em São Paulo, assim como em Curitiba, a loja já existente foi ampliada para o novo modelo. No total, a AMARO chega a 20 Guide Shops, e aumenta sua presença de sete para 11 cidades, uma expansão de 57% em presença nacional.
O novo consumo: experiência elevada, conveniência e entrega no mesmo dia
Acompanhando de perto sua comunidade de mais de 3 milhões de usuárias, a AMARO aposta em uma grande transformação do varejo pós-pandemia, impulsionada pelo comportamento dessas consumidoras. “A elevação dos níveis de serviço omnichannel, acelerados pela pandemia, aliada a um cenário de insegurança econômica e a tempos que fazem as pessoas questionarem e revisarem seus hábitos, fez consumidores super exigentes, mais conscientes e cautelosos, que têm altas expectativas sobre relações com marcas, seus produtos e serviços.”, conclui Oliver.
Para atender a esses anseios e novos comportamentos, as novas lojas foram minuciosamente projetadas para encantar. Espaços amplos, bem iluminados, cool, tecnológicos ao mesmo tempo que aconchegantes, e repletos de textura e cores suaves, convidam a consumidora a se sentir em casa e a uma experiência incrível. As categorias comercializadas pela AMARO demandam, muitas vezes, o toque, o contato com o produto e o ato de provar, sejam roupas ou itens de maquiagem, por exemplo. Os Guide Shops vêm ao encontro dessa necessidade ao proporcionarem um espaço em que as clientes vivam esses momentos em um ambiente agradável, bonito e com assessoria especializada, fazendo toda a diferença para a experiência de compra e para reforçar o posicionamento da AMARO como marca de lifestyle.
Os projetos de loja tem um conceito único, com o propósito de fazer a consumidora se sentir em casa, mas tem diferenciais de arquitetura e decoração personalizados para cada cidade.
As lojas ainda configuram um ponto de conveniência ao serem altamente integradas ao online. Hoje, as consumidoras podem comprar online e retirar nas lojas, comprar nas lojas e sair com as sacolas ou até mesmo comprar nas lojas e receber em casa, além de fazerem trocas e devoluções em quaisquer canais, de maneira fácil e “sem perrengues”.
Extrapolando o que se entende por conveniência, AMARO traz mais novidades. A marca implantará a funcionalidade Ship from Store em todas as novas megastores, que atuarão como mini-centros de distribuição e tornarão viáveis entregas no mesmo dia. A partir de novembro, para pedidos realizados até às 17h, as consumidoras receberão suas entregas no mesmo dia em Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador e esse prazo é reduzido para até três horas na cidade de São Paulo. Uma grande facilidade, já que em algumas regiões do Brasil, as entregas convencionais variam de 2 a 5 dias úteis.
A nova configuração das lojas ainda tem capacidade para comportar um grande sortimento de produtos em todas categorias e exposição de mais de 3 mil SKUs por unidade, entre roupas, calçados, itens de beleza, casa e bem-estar.
Para dar conta da demanda de todas as lojas novas, a RetailTech planeja contratar cerca de 140 novos colaboradores, além de expandir a capacidade de compras (de produtos e matéria-prima). A AMARO também reestruturou o modelo de sortimento das Guide Shops para aumentar a assertividade do que estará exposto fisicamente e, ainda, ampliar a velocidade da reposição de estoques.
Todos os Guide Shops AMARO foram contemplados na iniciativa de negativação de carbono, anunciada pela empresa há um mês. Confira os endereços de todos os Guide Shops em https://ama.ro/guide-shops .
*Fonte: Euromonitor 2021
Sobre a AMARO
A AMARO é uma marca de lifestyle que oferece o melhor da moda, beleza, bem-estar e casa num só lugar. Se tem na sua vida, tem na AMARO. Oferece produtos da marca AMARO e também uma curadoria de centenas de marcas parceiras.
A AMARO é uma RetailTech pioneira na junção de tecnologia, dados e criatividade, sendo também referência em uma estratégia omnichannel no Brasil, na qual é possível interagir com a marca, em qualquer momento da compra, seja pelo aplicativo, site “amaro.com” ou em uma das diversas Guide Shops da marca: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Conheça o que a AMARO faz para combater as mudanças climáticas: https://ama.ro/sustentabilidade