A marca calçadista gaúcha implementou projeto alicerçado no conceito sustentável e desenvolveu a Linha Hope que apresenta calçados, pelo menos, 60% reciclados e 100% recicláveis

Com 13 anos de atuação no mercado, mais de um milhão de pares produzidos anualmente e presença em mais de 30 países, a marca calçadista gaúcha Boaonda iniciou um processo de transformação tendo como base a sustentabilidade. A label criou o projeto Walking To The Future, que trabalha em três frentes de atuação: social, cultural e econômica. O fruto mais significativo do programa foi a criação da Hope, a linha sustentável da Boaonda. Do início do projeto até a criação da linha, a marca investiu R$ 350 mil em transformações que abrangem consultoria especializada, mudanças estruturais e comportamentais, formação e conscientização dos colaboradores, pesquisas de desenvolvimento, entre outros. Atualmente a Hope representa 3% da produção geral da calçadista, com previsão de alcançar de 12% a 15% em um futuro próximo.

Na linha Hope, os calçados são, pelo menos, 60% reciclados e 100% recicláveis, produzidos por meio do reaproveitamento de resíduos de TR e EVA, gerados a partir da produção dos calçados da própria Boaonda e também de terceiros. “Temos como objetivo recolher não apenas os resíduos gerados na nossa produção, mas buscar resíduos da produção de outros produtos. Começamos utilizando resíduos de tapete ou tatames. Recolhemos os resíduos e, então, tratamos dentro do nosso centro de recuperação para que seja possível aplicar no processo produtivo da linha”, explica Cássio Romani, gestor de marcas da Boaonda. Além disso, a Hope é produzida com emissão de CO2 super-reduzida, energia renovável, não faz uso de materiais de origem animal e, com o processo de recuperação, 95% dos resíduos gerados são reutilizados e nada é exposto à natureza.

Para Romani, o lançamento da Linha Hope representa um avanço na mentalidade da empresa, que passou a orientar os negócios com base na sustentabilidade, tornando o conceito um balizador de todas as ações e estratégias diárias. “O desejo de realizar essa transformação veio de um encontro entre a vontade da empresa de buscar constantemente aumento de eficiência com uma forte tendência de mercado. Sempre buscamos fazer mais com menos, valorizar nossa comunidade e reduzir impactos ambientais dentro do nosso processo de evolução. Tivemos uma boa aceitação da Linha Hope logo no início, contudo, como se trata de um conceito, temos um grande trabalho para tornar a Boaonda autoridade no assunto, passando a ser reconhecida como uma marca que carrega a sustentabilidade em seu DNA”, comenta o gestor.

Atualmente, a linha conta com versões sustentáveis de modelos já conhecidos pelo público e que continuam sendo produzidos também na linha regular. Para o futuro, a Boaonda prevê a criação de modelos exclusivos da Hope. A logística reversa dos calçados também é um desejo da marca, mas, por envolver outros atores dentro da cadeia, a Boaonda está buscando caminhos que viabilizem colocar o processo em prática.

Walking To The Future

O projeto Walking To The Future instiga uma caminhada para o futuro através de ações imediatas com resultados em médio e em longo prazo, por meio de três vieses de atuação: social, cultural e econômico. No campo social, a Boaonda visa construir parcerias com instituições, pessoas e marcas com propósitos semelhantes. Como as collabs com o atleta de BMX Thales Lauffer Schuller e o artista plástico Jackson Brum e o apoio ao Projeto Arborizar, que visa aumentar as espécies arbóreas nas cidades e levar educação ambiental para as escolas. Na área cultural, a marca conta com uma consultoria especializada em sustentabilidade para guiar ações e levar informações sustentáveis aos colaboradores, para que possam aplicá-las em seu cotidiano. Já o viés econômico conta com a criação e comercialização da Linha Hope. www.boaonda.com.br

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