Região retoma a atividade turística com segurança para atender à demanda do verão europeu

Enquanto alguns países ainda sofrem com as questões da pandemia de Covid-19, a região do Alentejo, em Portugal, já se prepara com otimismo para a alta temporada na metade de 2021. Com o desconfinamento do país a todo vapor, após longo período de lockdown e com o avanço da vacinação contra a doença – 30% da população portuguesa já recebeu ao menos a primeira dose da vacina – , o destino turístico retoma aos poucos e com segurança a sua atividade turística, uma das principais para a economia local.

Reconhecida como uma das mais autênticas regiões portuguesas, o Alentejo tem uma excelente oferta turística, que vai desde belas praias intocadas até charmosas vilas e cidades repletas de patrimônios históricos, além de uma infinidade de vinícolas com vinhos premiados mundialmente e saborosa gastronomia.

De olho na época alta durante o verão, o Alentejo se prepara para receber os turistas nacionais e do restante da Europa com a flexibilização das medidas impostas no início deste ano. Os serviços e estabelecimentos turísticos ainda seguirão protocolos de segurança, como o uso de máscaras em lugares fechados, respeito ao distanciamento social, entre outros.

De acordo com Vítor Silva, presidente da Associação Regional de Promoção Turística do Alentejo, a região tem boas expectativas, tanto para as viagens domésticas quanto para o turismo internacional de determinados mercados, já que conta com opções de destinos praticamente intocados, que permitem um maior contato com a natureza e facilitam o isolamento social entre os viajantes. “Estamos muito longe do turismo de massas, e essa característica é uma tendência para as viagens nos dias atuais. Isso possibilita um melhor distanciamento social entre os turistas, além dos hotéis de menor porte e exclusivos, que também contribuem para isso”, explica.

Além disso, o presidente já comemora os pequenos passos para a recuperação de turistas. “No mês de março deste ano, a demanda pelo mercado nacional já registou um aumento de 4,9% comparado ao mesmo mês em 2020, sendo que a pandemia só chegou no meio desse mesmo mês no ano passado”, afirma.

Com essa atmosfera de esperança e de renovação, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo aproveita para lançar uma nova estratégia de comunicação para os mercados, que ressalta as características mais distintas da região, visando posicioná-la como uma das principais escolhas dos viajantes que visitam Portugal. Com o slogan “Alentejo. É claro!”, para o mercado brasileiro, a campanha enfatiza sua luz natural da maior região de Portugal.

“Seja durante o dia com o dourado e os tons quentes, ou à noite, com um céu noturno único e sem poluição luminosa, essa é uma característica ímpar da nossa região”, afirma Silva. A campanha ainda reforça outros diferenciais como o afeto genuíno e a excelente receptividade e hospitalidade dos alentejanos.

Atualmente, o governo Portugal autorizou a volta dos voos comerciais com o Brasil para as viagens essenciais. No entanto, os viajantes continuam sujeitos à quarentena de 14 dias no destino, além da necessidade de apresentar um exame de RT-PCR com resultado negativo realizado até 72 horas antes do desembarque.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.