Muitos homens demoram para buscar tratamento por medo ou vergonha

Muitas pessoas acreditam que varizes é um problema exclusivo das mulheres, porém isso é um grande mito e merece atenção. Muito além de um fator estético, as varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, mais comuns nos membros inferiores, que indicam problemas na circulação de retorno. Como a doença é progressiva e gera sintomas leves, o indivíduo pode demorar anos para descobri-la e tratá-la corretamente. É muito importante observar sempre.

“Há 5 anos atendíamos no consultório um homem por mês, porém atualmente já está na rotina atender os homens diariamente”, informa Dr. Gustavo Marcatto, médicovascular e referência na área.

“Eu tenho varizes desde os 15 anos e só procurei tratamento nesse ano com o Dr. Gustavo – foram mais de 20 anos sem iniciar um tratamento. Sempre senti muito peso nas pernas, muita fadiga”, conta o empresário Guilherme Uemura Bernardino, paciente do Dr. Gustavo Marcatto.

Essa doença ainda é um tabu, e muitas pessoas não buscam tratamento por medo, vergonha ou falta de informação. “As varizes são uma doença muito comum. Alguns pacientes, principalmente os homens, têm medo de tratar por achar que só cirurgia resolve e outras buscam tratamentos que não dão o resultado esperado. Quanto mais demora o cuidado, mas complicado pode ficar,” explica Dr. Gustavo.

“Quantas vezes nós homens ouvimos na nossa infância que homem não chora, que tem que ser resistente a dor e suas fragilidades. Isso fica no nosso inconsciente, na maioria das vezes entendemos que se cuidar é uma fragilidade. Ir ao médico é reconhecer a fragilidade do nosso corpo que precisa de cuidado e prevenção e por muitas vezes nosso inconsciente associa que se cuidar e fraqueza e não inteligência. Outro ponto é o medo, o homem tem muito mais medo de descobrir coisas negativas em comparação com as mulheres, tanto que se a gente observa a mulher tem mais facilidade de lidar com notícias negativas do que o homem. Mas Junior a mulher não é mais emocional do que o homem? Isso não interfere em nada, e mesmo não sendo regra, a diferença é que a mulher normalmente está mais disposta a resolver problemas do que homem. Os homens preferem mais administrar as situações. O que vemos no dia a dia é que a mulher gosta de resolver e que o homem prefere deixar para depois, o famoso empurrar com a barriga”, explica o Psicanalista Dr. Junior Silva.

O que são varizes?

As varizes geralmente comprometem mais os membros inferiores, que podem causar dor e inchaço nas pernas, além de mexer com a autoestima. “A maioria dos casos de varizes podem ser causados por histórico familiar, uso de hormônios, gravidez ou ficar muito tempo em pé ou sentado”, complementa Dr. Gustavo Marcatto.

Os principais sintomas são: aparecimento de veias azuladas e muito visíveis, agrupamento de pequenos vasos avermelhados, sensação de peso nas pernas; câimbras, inchaço nas pernas, em especial ao final do dia, sensação de pernas ardendo, “Além de afetar a aparência, a doença causa inchaço, dor, cansaço e pode levar a feridas e até trombose”, explica Dr. Gustavo.

Como tratar?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível tratar varizes sem ter que recorrer à cirurgia, repousos ou pós-operatórios longos. O Dr. Gustavo Marcatto conta que o tratamento de varizes pode ser feito com laser usando técnicas modernas, não invasivas e que necessitam de poucas sessões.

“As técnicas de tratamento para as varizes dos homens e das mulheres são as mesmas. Cada um com sua particularidade, mas, em geral, mantêm os mesmos princípios”, conta Dr. Gustavo.

Dr. Gustavo destaca duas técnicas mais efetivas: a primeira, CLaCS (Cryo Laser & Cryo Sclerotherapy) criada pelo Dr Kasuo Miyake que, guiada pela realidade aumentada, identifica os vasos e utiliza a sinergia entre o laser e a escleroterapia. “É um método seguro que evita em 85% os casos de cirurgia eliminando as varizes e os vasinhos que não leva à internação ou ao repouso, deixando as pernas bonitas e saudáveis no mesmo procedimento”, explica Dr. Marcatto.

“O tratamento com o Dr. Gustavo era tudo que eu precisava, pois o tempo de uma cirurgia convencional é muito grande, então o tempo de recuperação estava me impedindo de fazer essa cirurgia, o tratamento dele é espetacular sem dor e pouquíssimo tempo. No meu caso demorou apenas uma hora. Eu já tinha procurado alguns médicos vasculares, mas todos me indicaram cirurgia e eu bloqueava por questão de tempo. Com o Dr. Gustavo o resultado foi imediato, a perna desinchou na hora, foi impressionante! Estou muitíssimo satisfeito indico a todos”, conta Guilherme.

“Essa técnica que eu realizei no Guilherme é tratamento é realizado no consultório e não precisa de cirurgia em hospital, não precisa de corte e nem de repouso. Com o uso do laser no mesmo procedimento já é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Logo após o tratamento, o paciente pode seguir sua rotina e pode realizar as atividades do dia a dia sem nenhuma restrição”, relata o Dr. Gustavo.

A segunda é mais específica para varizes grossas e a veia safena. “Antigamente para tratá-la era preciso fazer cortes na perna e ficar mais de 30 dias de repouso. Hoje, com o Endolaser não há necessidade. A paciente realiza o procedimento na própria clínica e volta para casa andando”, descreve Dr. Gustavo.

Dr. Gustavo é membro titular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC). O vascular atende pacientes de todo o Brasil e de alguns outros países como, por exemplo, Paraguai, México, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, Suíça, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Nesse mês, o Dr. Gustavo Marcatto começa a atender também na Human Clinic, na zona Sul de São Paulo.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.