Com um dos planos climáticos mais ambiciosos da indústria automobilística, marca sueca dá mais um passo rumo à um mundo mais sustentável
A fábrica da Volvo Cars em Daqing, China, agora é alimentada por eletricidade 100% neutra para o clima e segue os passos da outra grande fábrica chinesa da empresa em Chengdu, que atingiu o mesmo marco no ano passado.
Com a adição da Daqing, a rede de fabricação global da Volvo Cars agora é alimentada por quase 90% de eletricidade climaticamente neutra, um passo importante em direção ao objetivo da empresa de tornar suas operações de fabricação neutras para o clima até 2025.
Daqui para frente, a planta de Daqing, na província de Heilongjiang, será alimentada por eletricidade gerada a partir de biomassa (83%) e energia eólica (17%), o que se estima que reduzirá as emissões anuais de CO² da planta em cerca de 34.000 toneladas.
Mais especificamente, as usinas de biomassa que abastecem o local de Daqing estão usando resíduos agrícolas e florestais de origem local e sustentável.
“Para nós da Volvo Cars, a sustentabilidade é tão importante quanto a segurança”, disse Javier Varela, vice-presidente sênior de operações industriais e qualidade. “Para atingir nossas ambiciosas metas climáticas, lidar com as emissões de nossa rede de manufatura é crucial e estou muito satisfeito que Daqing agora seja alimentado por eletricidade 100% neutra para o clima.”
Além do marco em Daqing, a Volvo Cars também teve maior progresso na redução de emissões em suas fábricas na China. Ela tem estado em contato próximo com seus fornecedores locais nos últimos meses, encorajando-os a seguir o exemplo e mudar para energia 100% neutra para o clima. A resposta até agora tem sido muito positiva.
Para que a Volvo Cars alcance sua meta de operações de fabricação neutras para o clima até 2025, precisa ter acesso a eletricidade e aquecimento neutros para o clima. Alcançar essa meta exige que a Volvo Cars encontre parceiros locais no governo e negócios que apoiem o desenvolvimento de alternativas sustentáveis.
“Só podemos atingir nossas metas de ação climática trabalhando em conjunto com nossos fornecedores”, disse Javier Varela. “Estamos animados com o apoio que recebemos até agora na China e pretendemos ser uma referência em sustentabilidade para a indústria de manufatura.”
Sustentabilidade nos produtos e produção
A meta de fabricação neutra para o clima da Volvo Cars é parte do plano climático da empresa, um dos mais ambiciosos da indústria automotiva. A peça central do plano é a ambição da Volvo Cars de ser uma marca de carros totalmente elétricos até 2030, com apenas carros elétricos puros em sua linha.
No entanto, o plano vai além de abordar as emissões de escapamento por meio de eletrificação total e, também, visa combater as emissões de carbono nas operações mais amplas da empresa, sua cadeia de abastecimento e por meio da reciclagem e reutilização de materiais.
No curto prazo, essas e outras etapas visam reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025. Em 2040, a Volvo Cars pretende ser uma empresa neutra para o clima.
Sobre a Volvo Cars
A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal.
Em 2020, a Volvo Car Brasil fechou o ano na segunda posição do segmento Premium, com 17,6% de participação no mercado. A marca é líder isolada entre os eletrificados plug-in, com mais de 3.200 unidades comercializadas no ano, o que representa 63% das vendas no País. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no País e o XC60 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos comercializados no País, segundo pesquisa da Auto Informe.