Especialista de Inbound Marketing revela algumas estratégias para vender mais sem precisar investir muito

Pandemia, crise econômica, incertezas para o futuro. O cenário não é o dos mais favoráveis, por isso contar com a sorte na principal data comercial do ano não é uma opção. É preciso estar atento às estratégias de venda para atrair clientes para o seu e-commerce neste Natal. Pensando nisso, Lukas Godoy, especialista em Inbound Marketing e CEO da Burnell, listou 5 dicas que podem aumentar as suas vendas no final de 2020. Confira a lista:

1 – Frete grátis ou fixo

Uma das desvantagens do e-commerce com relação às lojas físicas, com certeza é o custo do frete. Apesar de ser uma comodidade oferecida ao cliente, que não vai precisar enfrentar filas ou pagar estacionamento no shopping, o valor é sempre visto como um custo a mais no final da conta e, um dos principais motivos para o abandono do carrinho. Mas, diante da situação de pandemia, onde o mais indicado é evitar compras presenciais, os e-commerces estão sendo mais procurados. E, para ganhar vantagem frente à concorrência, isentar seu cliente do frente, ou cobrar um valor fixo abaixo do custo normal, pode ser uma estratégia para garantir as vendas. “Se não for possível oferecer frete grátis para todas as compras, estabeleça um ticket médio e separe por regiões. Por exemplo: Paraná, ou Sul e Sudeste, e assim por diante”, aconselha Lukas.

2 – Entrega rápida

Falta pouco para o grande dia, mas sabemos que tem aquele grupo de consumidores que sempre deixa a compra dos presentes para a última hora (quem nunca viu as matérias de TV com shoppings lotados um dia antes do Natal?). Por isso, ofereça alternativas para entrega rápida, mesmo com taxa adicional. Algumas pesquisas mostram que o consumidor está disposto a pagar mais para receber mais rápido. Se sua loja tem presença física, ofereça a possibilidade de retirar no local ou, então, entrega por motoboy, por exemplo.

3 – Monte kits de produtos

“Faça o papel do vendedor dentro da loja online!”, sugere Lukas. Segundo ele, criar kits ajuda a elevar o ticket médio e ainda dá a sensação no consumidor de levar mais por menos. Além disso, é possível oferecer desconto progressivo a medida que o cliente for colocando mais itens no carrinho.

4 – Vale-presente

Sempre tem aquele amigo secreto que você não conhece direito, ou um tio distante que veio passar o Natal com a família e também merece um presentinho. Para estes casos, o vale-presente é uma excelente opção. “Ter no site diversas opções de vale-presente, com valores diferentes, inclusive, pode ajudar aquele cliente que não sabe o que comprar”, acrescenta o especialista.

5 – Estenda o período de trocas e devoluções

Normalmente, em dezembro e janeiro as pessoas viajam e não estarão interessadas em correr para efetuar uma troca em 30 dias, e perder preciosos dias de férias. Por isso, estender esse período para 45 ou 60 dias pode transmitir mais confiança para o cliente. O mesmo acontece quando é oferecida a possibilidade de comprar na loja online e trocar na física.

Segundo Lukas, essas são apenas algumas estratégias que podem ajudar nas vendas de final de ano. Porém, ele ressalta sobre a importância de se contar com um planejamento de ações, conhecer seus públicos e investir constantemente em marketing digital para obter resultados satisfatórios e consistentes.

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