Concerto/live é patrocinado pelo Bradesco através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e conta ainda com a participação do maestro Roberto Minczuk
Em 11 de dezembro, o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP fazem o último concerto da Temporada 2020 – série de cinco concertos que realizam no Theatro Municipal e este ano foi transferida para apresentações online, com patrocínio do Bradesco através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. A transmissão, com acesso gratuito, acontece pelos canais do maestro no Facebook e YouTube.
O concerto se inicia com J.S. Bach e sua Suíte Orquestral nº 3, conjunto de danças dominante da música instrumental no início do século 18, em seu segundo movimento, Courante, com regência de João Carlos Martins, que convida o maestro Roberto Minczuk para conduzir a Bachiana Filarmônica SESI-SP no primeiro movimento da Sinfonia n° 40, Molto Allegro, de W.A. Mozart.
De volta ao pódio, Martins convoca a consagrada soprano Carmen Monarcha, que, como ele, faz um crossover da música clássica com a popular, para o solo em O Mio Babbino Caro, de G. Puccini. A soprano permanece no palco, agora sob a regência de Minczuk, para cantar a Habanera, peça da ópera que leva seu nome, Carmen, de G. Bizet.
João Carlos Martins assume o piano e, sob a regência de Roberto Minczuk, nos brinda com o Concerto nº 21 para piano, talvez o mais conhecido dos concertos para piano e orquestra de W.A. Mozart, possivelmente pelo fato de seu movimento lento ter sido usado na trilha sonora do filme sueco Elvira Madigan, de Bo Widerberg, em 1967, e em Cinema Paradiso, de Ennio Morricone, profícuo compositor de trilhas para o cinema.
Martins reassume a regência na Valsa das Flores, parte de O Quebra-Nozes e uma das peças mais conhecidas de P. Tchaikovsky, e convida novamente o maestro Minczuk e a soprano Carmen Monarcha, com participação especial de Anna Beatriz Gomes, para o Duo das Flores, ária mais conhecida da ópera cômica Lakmé, de Léo Delibes.
É dezembro e o maestro João Carlos Martins se despede do público conduzindo a Bachiana nos clássicos natalinos White Christmas, de I. Berlin, e, com a convidada especial Carmen Monarcha, a Noite Feliz, de F. Gruber.
Carmen Monarcha é uma soprano brasileira de fama internacional, formada em Solo Singing Performance no Conservatorium Van Hooge School Masstricht – Holanda, com aperfeiçoamento na Áustria e Alemanha. Há 18 anos representa o Brasil ao lado do Maestro André Rieu e sua Johann Strauss Orchestra nas turnês mundiais que já percorreram mais de 70 países. No Brasil foi vencedora de vários concursos em canto lírico. Seu último CD, Amore, ficou em primeiro lugar nas vendas no estilo clássico nas melhores lojas do ramo. Considerada uma das principais representantes do estilo crossover no Brasil e no mundo, faz um perfeito blend entre o clássico e o popular.
MINISTÉRIO DO TURISMO E FUNDAÇÃO BACHIANA APRESENTAM MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP em TEMPORADA 2020
Maestro João Carlos Martins
Maestro Roberto Minczuk
Solista: Carmen Monarcha
PATROCÍNIO: BRADESCO
11/12/2020 – 20h
ACESSO ONLINE GRATUITO AO PÙBLICO
Canais de transmissão:
Facebook: https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins
YouTube: https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial
Programa
J.S. BACH
Suíte Orquestral nº 3 – Courante
Regência João Carlos Martins
W.A. MOZART
Sinfonia n° 40 – Molto Allegro
Regente Roberto Minczuk
G. PUCCINI
O Mio Babbino Caro
Solista: Carmen Monarcha
Regência João Carlos Martins
G.BIZET
Habanera
Solista: Carmen Monarcha
Regência Roberto Minczuk
W.A. MOZART
Concerto nº 21 para piano
Solista João Carlos Martins
Regência Roberto Minczuk
E. MORRICONE
Cinema Paradiso
João Carlos Martins ao piano
P. TCHAIKOVSKY
Valsa das Flores
Regência João Carlos Martins
LEO DELIBES
Duo das Flores
Solista: Carmen Monarcha
Participação especial: Anna Beatriz Gomes
Regente: Roberto Minczuk
I. BERLIN
White Christmas
F. GRUBER
Noite Feliz
Solista: Carmen Monarcha