Após adotar estratégias diferenciadas, Farmabin aposta na divulgação de novos produtos nas mídias digitais e no comércio eletrônico, com o objetivo de expandir área de atuação
De olho na necessidade dos clientes, a Farmabin Drogaria e Manipulação, em Irati, na região dos Campos Gerais, incrementou em 20% o faturamento em meio à pandemia da Covid-19. A aposta foi no lançamento de novos produtos e no reforço de ações nas mídias digitais. Com 21 anos de atuação, a empresa pretende entrar no mercado e-commerce a partir de agosto, umas das formas encontradas para expandir os negócios.
A sócia-proprietária da Farmabin, Tirciana Strege Bini, conta que, por ser um serviço essencial, o setor farmacêutico não sentiu os impactos econômicos ocasionados pela Covid-19, mas que houve a preocupação de enxergar as necessidades dos clientes diante do isolamento social, logo no início da pandemia.
Dentre os novos produtos lançados e que reforçaram o faturamento da empresa estão os estimulantes sexuais, com fórmulas fitoterápicas, para homens e mulheres. “A aceitação do público feminino nos surpreendeu. Em 15 dias vendemos em torno de 60 unidades. O dobro de volume foi comercializado para os homens”, conta.
Os sócios-proprietários da Farmabin, Tirciana Bini e Luiz Antonio Fornazari Bini, buscaram ajuda do Sebrae/PR para implementar mudanças na empresa durante a pandemia
Todos os produtos lançados durante a pandemia, conforme a empresária, são divulgados em um programa de rádio local e através das mídias digitais, com Facebook, Instagram, e pela lista de transmissão direta do WhatsApp. Outra novidade é um produto que auxilia no emagrecimento, já que muitas famílias estão passando mais tempo juntas dentro de casa.
“A pandemia mudou muitos hábitos. Muitos estão trabalhando no sistema home office e, além disso, tem todo o estresse ocasionado pela situação atual. Estamos atuando no sentido de minimizar os impactos e ajudar nossos clientes”, explica. Com a chegada do inverno e o ressecamento na pele ocasionado pelo clima, a farmácia também apostou em um creme hidratante, que pode ser usado por toda a família.
A estimativa é entrar no e-commerce em agosto deste ano, com vendas através do site institucional da empresa, que está em processo de reformulação. “Em Irati e região somos referência em função do tempo que estamos no mercado. Queremos oportunizar e facilitar o acesso de outros clientes, em outras regiões do país, aos nossos produtos”, projeta.
Tirciana é uma das participantes do Programa Tech By Sebrae, voltado para empresários que pretendem inovar em produtos, serviços e processos, multiplicar resultados, aumentar competitividade e expandir mercado. “O Sebrae/PR tem papel fundamental em toda a minha trajetória profissional. Com a pandemia, recebi orientações gratuitas sobre marketing, que foram fundamentais para organizar de forma ainda mais assertiva a empresa, além de mostrar a importância do e-commerce e das mídias digitais”, pontua.
Para o consultor do Sebrae/PR, Marcos Ambrósio, a tomada de decisão da empresa diante da crise desencadeada pela Covid-19 foi fundamental para reforçar a presença no mercado e estreitar o relacionamento com os clientes. “A Farmabin focou na presença digital, disponibiliza o WhatsApp Business e a descrição e detalhes do negócio na ferramenta Google Meu Negócio, além de estar em processo de reestruturação para realizar vendas online. São decisões que fazem a diferença”, reforça o consultor.