Com o Mercadomínio, basta descer à área comum para escolher entre mais de 5 mil produtos
Com a pandemia da Covid-19, sair de casa só em caso de necessidade, como ir ao mercado para abastecer a despensa, por exemplo. Mas em um condomínio da Vila Andrade, na capital paulista, os moradores não precisam mais ir à rua para garantir as compras. Basta descer as escadas ou o elevador e comprar tudo o que precisa, ali, no quintal de casa. O estabelecimento é o Mercadomínio, uma startup que nasceu em outubro de 2018 com o objetivo de levar mais comodidade aos moradores e que, neste período de isolamento social, viu a iniciativa se consolidar ainda mais: aumentou a média/mês de seu faturamento em 27%.
“Minha família atua com mercado de bairro há 50 anos e em 2017, junto a um primo, surgiu a ideia de atuar com serviço específico para condomínios, pois muitas pessoas têm dificuldades para se deslocarem, se vai de carro, tem que pagar estacionamento, então, a ideia era levar comodidade. Começamos por site, com delivery, até projetar a loja física, dentro do condomínio”, conta o economista e CEO da Mercadomínio, Giovani Grignani Pereira. “Criamos, assim, o conceito de ‘dispense a sua despensa’, pois o morador não precisa mais estocar produtos, que muitas vezes, passam até da validade. Faltou algo, é só descer na área comum e comprar”, completa.
O projeto para implantação de um mercado dentro do condomínio foi aprovado em assembleia junto aos moradores, por unanimidade, e a loja foi instalada em um espaço que estava desativado e servia como depósito de objetos em desuso. A instalação não implicou em nenhuma oneração ao condomínio e todos os custos para o funcionamento são pagos pelo Mercadomínio, incluindo aluguel. “Pagamos um valor de aluguel muito abaixo do que pagaríamos em um imóvel fora e nossa instalação não traz nenhum gasto ao condomínio, então, todos se ajudam e são beneficiados”, ressalta Giovani.
“Ter um mercado dentro do condomínio trouxe uma grande facilidade para os moradores, que têm a opção de comprarem tudo no local onde residem, sem precisarem sair de casa, trouxe segurança e economia, pois não há necessidade de deslocamento, nem custos com combustível para irem até um supermercado, nem taxa de estacionamento para fazerem as compras”, destaca o síndico Paulo Werneck, completando que a iniciativa trouxe ainda mais valoração ao condomínio. “Percebemos que as pessoas que buscam por um apartamento, ao se depararem com um mercado nas dependências, demonstram ainda mais interesse, então, trouxe também uma grande atratividade e maior valoração”.
Custo-benefício
Em 190 m² de área construída, o Mercadomínio oferece 5.600 produtos, entre alimentos, bebidas, artigos de higiene e limpeza, além de itens frescos, como pães, carne moída na hora, frutas, verduras e legumes. A variedade faz com que os moradores encontrem no estabelecimento tudo o que precisam, sem terem que sair de casa para buscarem algo que não encontrem ali. E o melhor: com preços iguais aos dos mercados tradicionais. “Somos um mercado convencional, a diferença é que estamos no quintal do condomínio e, em razão disso, conhecemos o perfil dos moradores, o que possibilita a personificação do atendimento, mas com o mesmo preço de mercados de rede”, ressalta Giovani.
Para atender aos clientes, o estabelecimento conta com oito funcionários, divididos nos turnos da manhã e tarde, sendo que um deles foi recém-contratado, diante do aumento do movimento que vem ocorrendo desde o início da pandemia.
O condomínio onde o Mercadomínio atua tem 448 unidades, que somam 1.500 moradores. A empresária Nur Érica Braga, 39 anos, é uma das clientes. Antes, para ir ao mercado, ela tinha que se deslocar a pé até o estabelecimento mais próximo da região. “Ia sempre com aquela insegurança de ser assaltada e com o incômodo de carregar as compras, pois eu não dirijo. Sem contar o inconveniente de parar uma receita no meio por falta de algum ingrediente. Agora, qualquer coisa que falta, desço e pego. Ter um mercado no quintal de casa é maravilhoso. É uma das melhores comodidades que temos no condomínio, pela praticidade e segurança”, ressalta.
Mesmo quando a pandemia terminar e sair de casa já não for um risco à saúde, Nur conta que permanecerá fazendo suas compras no condomínio. “Os preços são ótimos, otimiza meu tempo e o atendimento é maravilhoso”.
O Mercadomínio funciona todos os dias – de segunda a sábado, das 7h às 21h; e aos domingos e feriados, das 8h às 15h. Nesse período de pandemia, idosos e demais pessoas do grupo de risco podem solicitar seus pedidos e a entrega é feita na porta do cliente.
Expansão
O próximo passo, já em desenvolvimento, é instalar um caixa de autoatendimento, que funcione 24 horas. “Faremos um teste, que será um modelo de negócio que poderá ser replicado para outros condomínios, como os de menor porte, que não consigam colocar funcionários”, explica Giovani. A expectativa é de que o Mercadomínio encerre o ano com, pelo menos, quatro contratos de instalação em outras unidades condominiais.