Especialista traz dicas importantes para prevenir lesões durante a época mais fria do ano
O friozinho chegou em diversas regiões do país e o inverno se aproxima. Para muitos, essa época do ano acaba prejudicando a rotina dos treinos – seja você amador ou profissional. No entanto, o frio pode ser um aliado importante no processo de emagrecimento, já que proporciona o aumento do metabolismo corporal. Além disso, existem evidências de que as baixas temperaturas podem ajudar também a reduzir a retenção líquida, comum nas épocas mais quentes.
De acordo com especialistas, durante o inverno é preciso também estar atento às lesões, já que realizar atividades físicas nos dias mais frios pode provocar o estiramento e lesão muscular com mais facilidade – principalmente se o exercício for feito em casa, sem nenhum acompanhamento profissional. “No frio, os músculos ficam mais contraídos, o que pode aumentar a chance de se ter uma lesão. No entanto, essa é uma excelente época para otimizar os resultados”, explica Aline Caniçais, fisioterapeuta dermatofuncional da HTM (https://htmeletronica.com.br/), empresa fabricante de equipamentos de reabilitação esportiva e estética.
Para quem investe em uma rotina regrada, algumas dicas podem ajudar a obter melhores resultados, como o uso da tecnologia – com equipamentos específicos – e de tratamentos estéticos. A especialista traz 3 dicas importantes para quem pretende investir nos treinos de inverno.
Dica 1: Invista em alongamentos e aquecimentos
Esforço ou peso em excesso, assim como movimentos realizados de forma inadequada, podem provocar problemas nos músculos e articulações, principalmente no inverno. O estiramento, que ocorre quando as fibras musculares se rompem no momento que a atividade física exige mais do que o corpo pode oferecer, pode ser evitado se a pessoa pratica alongamento e aquecimento pré e pós treino.
Dica 2: Associe os treinos com tecnologia
As épocas mais frias são ideais para quem quer otimizar seus resultados com ajuda da tecnologia. Segundo Aline, “as lesões mais comuns acontecem no joelho e lombar. A pessoa que está se exercitando em casa precisa se preocupar não só em se exercitar, mas completar o treino sem se lesionar”. A HTM, por exemplo, tem um equipamento que pode ser usado em casa para potencializar a hipertrofia. O Stim Care é composto por correntes excitomotoras e terapêuticas que promovem contração muscular. Quando associadas a contração ativa da musculatura, proporciona resultados mais efetivos, já que recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares que só o exercício. Além disso, as correntes terapêuticas do equipamento também promovem melhora do desconforto pós treino, contribuindo para a recuperação da musculatura trabalhada.
Dica 3: Aposte em treinos intensos
Com a temperatura mais baixa, o corpo tende a queimar mais calorias para manter a temperatura corporal. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para começar um programa de treinamento com exercícios físicos e uso de terapias auxiliares. Já para quem treina com regularidade, uma dica é adaptar sua rotina e investir em atividades intensas e mais rápidas. Vale lembrar que os especialistas recomendam que as pessoas procurem orientação médica antes de praticarem qualquer atividade física. Para o uso de tratamentos em clínicas de estética também é realizado uma avaliação com profissional da área antes de se iniciar as sessões.