Empresa importou câmeras que aferem temperatura corporal e podem identificar sintoma da Covid -19
Com o mantra de higienização máxima e aglomeração zero, a brMalls tem intensificado as medidas preventivas adotadas nos shoppings da companhia que retomaram parcialmente as atividades, após as determinações do poder público. A partir da semana que vem, começam a ser utilizadas as primeiras das 104 câmeras com sensor infravermelho que aferem a temperatura corporal. Os equipamentos podem identificar ao mesmo tempo se uma ou mais pessoas estão com um dos sintomas da Covid-19: a febre. A empresa recebe o primeiro lote com 52 unidades importadas da China nesta sexta-feira, 15/05. A segunda e última remessa tem previsão de desembarcar no Brasil em junho.
Cada um dos 29 empreendimentos espalhados pelas cinco regiões do país vai receber pelo menos três câmeras, que serão usadas nos principais acessos dos centros comerciais. Os primeiros equipamentos serão utilizados pelo shopping de Caxias do Sul (RS) e pelo Shopping Campo Grande (MS), que reabriram no final do mês passado. Os empreendimentos Catuaí Londrina (PR) e Catuaí Maringá (PR), que voltaram a operar no início de maio, também receberão suas unidades ainda este mês.
As câmeras vão reforçar o trabalho de triagem realizado na entrada dos shoppings. Atualmente, todos os clientes, lojistas e colaboradores já têm a temperatura checada com termômetros manuais antes de acessarem os centros comerciais.
A utilização desses equipamentos, no entanto, não é a primeira iniciativa com uso de tecnologia adotada pela empresa para combater o avanço da Covid-19. Desde a reabertura dos primeiros shoppings da companhia, o sistema de monitoramento de wifi dos aparelhos celulares – que antes era utilizado para mapear áreas com mais ou menos circulação de consumidores por meio de manchas de calor – agora é usado para identificar possíveis aglomerações pelos corredores. Os dados são cruzados com as imagens do CFTV e, se confirmada a situação, um agente de segurança é deslocado para fazer o trabalho de conscientização dos clientes.
“Procuramos as experiências do mercado asiático de shoppings que tiveram seu funcionamento flexibilizado nas últimas semanas após a queda de contaminação. E acreditamos que a tecnologia ao nosso favor vai elevar o nosso cuidado com a saúde de nossos clientes, colaboradores e lojistas”, afirma Renato Gaspar, Diretor de Operações da brMalls.
As tecnologias empregadas contribuem na implantação de um rigoroso protocolo de segurança sanitária criado pela brMalls. Entre as medidas que foram reforçadas pelas equipes operacionais estão a higienização do sistema de ar condicionado com uso de filtros biológicos e pastilhas antibactericidas, limpeza de todas as áreas do shopping com água ozonizada e automatização das cancelas do estacionamento para evitar acionamento manual. Além disso, foram determinados o uso obrigatório de máscaras pelos os colaboradores dos shoppings, a disposição de álcool gel em todas as áreas do empreendimento, o distanciamento das cadeiras na praça de alimentação e a marcação no piso para evitar aproximação de pessoas em filas, nas escadas rolantes e nos elevadores.
Sobre a brMalls
A brMalls é referência no setor de varejo no Brasil, com participação em 29 shoppings centers relevantes nas cinco regiões do país. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover – com um mix diversificado – a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.