Na última sexta-feira (29/11), o movimento levou para a passarela histórias e pessoas reais da cadeia produtiva do algodão
Ao som da música Rito de Passá, interpretado por MC Tha, Sou de Algodão apresentou, na noite da última sexta-feira (29.11), o seu terceiro manifesto na 46ª edição da Casa de Criadores. Na passarela, pessoas reais de todos os elos da cadeia do algodão – produtores, funcionários, trabalhadores, estilistas, influencers, modelos, professores, alunos e consumidores – cruzaram a passarela montada no galpão da Alameda Olga, 197, na Barra Funda, em São Paulo, com 23 looks de estilistas do line-up do evento e 20 tecelagens parceiras que exaltaram as origens da moda brasileira.
Com o objetivo de mostrar que há muitos processos e pessoas envolvidas no mercado da moda, a intenção do movimento foi usar diferentes histórias de vida para contar a trajetória do algodão, do plantio ao consumidor final. Aberto por Milton Garbugio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), e sua própria família, o desfile contou com a presença de personalidades como a jornalista e apresentadora Maria Cândida; da coordenadora do curso da graduação em moda da Faculdade Santa Marcelina Simone Mina; o estilista Rober Dognani; o jovem estilista autista e autodidata Jackson Salvadeu; o jornalista de moda Eduardo Viveiros; e a ativista Cris Guterres. Todas essas histórias estarão disponíveis no terceiro manifesto Sou de Algodão, que será lançado em 2020.
Após o desfile Sou de Algodão, apresentaram-se também – apoiados pelo movimento – a Estamparia Social, projeto que atua na capacitação e reintegração social de egressos do sistema penitenciário do estado de São Paulo; o estilista Mateus Cardoso, vencedor do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, e mais duas revelações do mesmo concurso, Dario Mittmann e Rodrigo Evangelista.
Estilistas e marcas parceiras do Desfile Sou de Algodão:
Estilistas: Alex Kazuo, Bispo dos Anjos, Cho. Project, Diego Fávaro, Estamparia Social, Estúdio Traça, Felipe Fanaia, Heloisa Faria, Igor Dadona, Jal Vieira, Jorge Feitosa, Ken-gá, Koia, Martins, NotEqual, PIM, Rafael Caetano, Renata Buzzo, Reptilia, Rober Dognani, Rocio Canvas, Thear, Weider Silveiro.
Marcas parceiras: Canatiba, Capricórnio, Cataguases, Cedro Têxtil, Cotton Move, Dalila, Fabril Mascarenhas, G. Vallone, HC Têxtil, ITM Têxtil, Jolitex , Maliber, Nicoletti Textil, Panamericana, Paranatex, Santanense, Santista Jeanswear, Textilfio, Vicunha e Zune Denim.
Abrace este movimento! Informações adicionais pelo site www.soudealgodao.com.br e pelas redes sociais @soudealgodao.
Sobre o Sou de Algodão
É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) para incentivar o uso do algodão por meio de conscientização sobre os seus benefícios à saúde e ao bem-estar, fortalecer a cadeia produtiva em torno desta fibra natural e transformar a commodity em um produto com alto valor agregado. Atualmente, mais de 80% da produção de algodão do Brasil é certificada pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que assegura a sustentabilidade do algodão, e 70% é licenciada BCI (Better Cotton Initiative), iniciativa presente em mais de 21 países. Esses números fazem do país o campeão mundial de fibra comprovadamente sustentável. Isso significa que a sua produção como atividade econômica levou em consideração parâmetros corretos tanto do ponto de vista ambiental e social quanto econômico.
crédito fotos: MARCELO SOUBHIA/ FOTOSITE