Beleza e Saúde, Informática e Moda aparecem como as categorias que mais se destacaram nas vendas
A Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, divulgou o relatório com desempenho do mercado virtual durante o primeiro semestre de 2019. Para o estudo a empresa analisou sua base, composta por mais 36 milhões de cadastros, e se uniu a Konduto e Octadesk para levantar os principais indicadores do perfil do consumidor brasileiro.
A pesquisa revelou, por exemplo, que os setores que mais se beneficiaram durante o período foram Beleza e Saúde, Informática e Moda, com uma representatividade em vendas de 28,1%, 20% e 15,6%, respectivamente. Os setores com ticket médio mais alto no período foram, ainda, Eletrodomésticos, com R$1.914,89; Hotéis e Viagens, com R$1.362,51; e Eletrônicos com R$1.273. Já Bebidas (R$101,98), Livraria (R$122,90) e Bebês(R$135,32) foram os segmentos que apresentaram ticket médio mais baixo.
Além disso, o material mostra que mulheres compraram mais das categorias Bebês (93,1%), Moda (93,1%) e ‘Beleza e Saúde’ (82,4%), enquanto homens deram preferência a produtos dos setores de Informática (93,8%), Bebidas (68,7%) e Eletrônicos (64,6%).
Já a região que concentrou a maior parte das conversões, com 61,7%, foi o Sudeste, seguida do Sul e Nordeste, com 15%, 14,3% respectivamente. Atrás ficou a região Centro-Oeste (6,4%) e o Norte foi a região que menos converteu, com 2,7%. Vale destacar que a região Nordeste cresceu 2 pontos percentuais em relação a sua performance em 2018, apurada em 12,3%.
Outro dado que merece destaque é a variação de vendas mês a mês. Janeiro foi responsável por 16,1% das vendas do semestre, fevereiro por 15,2%. Enquanto março foi responsável pelo segundo melhor mês do período com 18,2% das conversões — fato compreendido pelo Dia do Consumidor, evento apelidado de “Black Friday do primeiro semestre”, que acontece em 15 de março e estimulou o varejo online no período. Já o mês de abril representou 15,4% das vendas e maio foi o mais relevante para o comércio eletrônico, alavancado provavelmente pelo Dia das Mães, com representatividade nas vendas de 19,5%. Junho encerrou o período de análise com 15,5% das conversões.
O relatório apresenta também as vendas por dispositivos, sendo que a maior parte dos usuários utilizaram o desktop para finalizar a compra, fazendo com que o canal representasse 69,1% das conversões totais do varejo online neste primeiro semestre. Enquanto isso, 30,9% dos brasileiros compraram através do mobile.
O relatório completo pode ser acessado aqui
Sobre a Social Miner
Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, com uma base superior a 36 milhões de cadastros, que desenvolveu a exclusiva metodologia de People Marketing. Através de inteligência própria e humanização, compreende a jornada de compra de cada usuário e identifica a linguagem e contexto ideais para se comunicar com cada um, ajudando sites e e-commerces a aumentar suas conversões.
Entre seus mais de 100 clientes, estão grandes players do mercado, como Nike, Natura, Wine, Brasil Brokers e EAD Laureate. Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.