Sustentado por um quadripé de valores sustentáveis – verde e seguro, sem desperdício, gentileza gera gentileza e one and done (um só basta) –, o marketplace Fauna figura-se como o primeiro portal online internacional focado em moda sustentável brasileira, suscitada após o questionamento de Carolina Perlingiere sobre “como e quem fez minhas roupas?” e pelo desejo em conferir reconhecimento a marcas e estilistas brasileiros.
A resposta surgiu em Nova York, em 2017, após a CEO e fundadora – até então profissional de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU) – se identificar com os interesses de Lilian Liu e Rafaela Machado, co-fundadoras da Fauna, sobre como conduzir a moda de maneira justa e limpa no mercado. Hoje, Lilian e Rafaela atuam como conselheiras do negócio, que tem à frente a carioca Carolina, 30, responsável por unir a expertise em questões de responsabilidade social corporativa à curadoria seleta de 20 marcas de moda, permeadas por roupas e acessórios femininos, masculinos ou unissex. Em breve, o marketplace dará as boas-vindas para mais quatro etiquetas.
A fim de ser o one-stop shop quando o assunto é moda sustentável, a escolha das marcas é avaliada seguindo critérios de estilo, qualidade e sustentabilidade baseados em três “P’s”: Produto, Pessoas e Planeta. Nesta curadoria, precisam estar de acordo a escolha de materiais mais sustentáveis; práticas trabalhistas e produção ética; qualidade do design; e, por fim, em alguns casos, atemporalidade. No processo, destaca-se, sobretudo, a etapa de due diligence, com o objetivo de confirmar o não engajamento das marcas, durante a produção, em conduta s antiéticas, nocivas aos trabalhadores ou ao meio ambiente – em cada tag dos produtos, o consumidor tem acesso aos valores sustentáveis da peça adquirida.
Práticas conscientes são a alma da Fauna. Além do portal online, Carolina promove o incentivo ao consumo ético também por meio de eventos e palestras, tendo participado em eventos como a semana do Fashion Revolution (EUA e Brasil), Brasil Eco Fashion Week, Malha, Criável (Bureau de Estilo Renata Abranchs), Global Fashion Exchange, Peace Boat e, em junho deste ano esteve presente como Head de relações internacionais do Rio Ethical Fashion, no Rio de Janeiro.
“Nos esforçamos para provar e convencer a todos, mercado e consumidores, de que a moda pode ser divertida e sustentável, épica e ética. Não há outro caminho que não o da sustentabilidade. Esse é o único futuro viável”, diz Carolina Perlingiere, CEO e fundadora da Fauna.
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