Associação orienta consumidores que têm direito à indenização
Os problemas causados por companhias aéreas são a motivação da campanha que a PROTESTE (Associação Brasileira de Consumidores) lançou no dia 27 de novembro. Para orientar os consumidores que se sentiram lesados nos últimos cinco anos (em caso de voos nacionais) ou dois anos para voos internacionais, a instituição criou uma página, explicando que situações podem obrigar a companhia aérea a pagar uma indenização.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no segundo trimestre de 2018, o número de passageiros transportados pelas companhias aéreas brasileiras chegou a cerca de 24 milhões de pessoas. Com o aumento na procura por esse tipo de transporte, crescem os problemas enfrentados pelos usuários. Bagagem extraviada ou danificada, cancelamento de voo e voo atrasado são alguns dos imprevistos para os quais cabem reparações financeiras.
“Quem já passou pela desagradável surpresa de não encontrar a mala na esteira do aeroporto, no momento do desembarque, sabe como essa experiência pode ser estressante. Além disso, quando a viagem é a trabalho, qualquer minuto fora do cronograma pode causar um grande transtorno. Os consumidores precisam ir atrás dos seus direitos e nós vamos ajudá-los”, diz a Head de Relacionamento com o Consumidor, Cristiane Cepeda.
Preenchendo o formulário na página criada pela PROTESTE, o consumidor poderá tirar suas dúvidas, descobrir o valor que poderá ganhar como indenização e ser orientado pelos especialistas da associação. Para participar da campanha, basta acessar o link www.reclameseuvoo.com.br. Em caso de dúvidas, a equipe da PROTESTE está disponível pelo telefone 4020 7753, das 9h às 18h.