Feira acontecerá de 26 a 29 de março, em Bento Gonçalves (RS), quando será possível conhecer as iniciativas

O desenvolvimento de produtos com a utilização da rocha ornamental como matéria-prima principal ou secundária do mobiliário é o desafio do projeto Mobstone FIMMA – Mobiliário em Pedra para a edição 2019 da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil).

Amma Design, Aziforma, Tremarin e Uultis – Grupo Herval, indústrias moveleiras associadas à Movergs, aceitaram o desafio e juntamente com designers que integram o Projeto Raiz do Sindmóveis e marmoristas expositores da FIMMA Brasil 2019, todos já selecionados, terão a oportunidade de demonstrar a potencialidade, a versatilidade e a beleza das rochas por meio de um produto.

O presidente da FIMMA Brasil 2019, Henrique Tecchio, confirma que o projeto atinge seu objetivo de promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha. “A primeira edição do Mobstone comprova que o novo segmento Rochas na FIMMA Brasil 2019 será de grande relevância”, aponta.

As equipes já estão trabalhando no desenvolvimento do protótipo e o resultado dessa iniciativa inédita estará em exposição durante a quinta maior feira do mundo em máquinas, matérias-primas e acessórios, de 26 a 29 de março, em Bento Gonçalves (RS).

Depoimentos

Douglas Giordani, diretor da Aziforma, destaca que aceitou o desafio por se tratar de um projeto inovador, que torna visível a importância da rocha no mobiliário. “A experiência está sendo muito boa, a cada etapa concluída aumentamos o nosso conhecimento e nosso encantamento sobre as rochas. A expectativa é apresentar projetos que deixem em evidência o uso da rocha, aumentando o uso e as suas variações no mobiliário”, destaca.

A designer Marta Manente, do Studio Marta Manente, integra o Projeto Raiz desde 2015 e acredita que a rocha é uma das matérias-primas mais aplicáveis em móveis em âmbito global e que no Brasil ainda é pouco explorado. “A experiência está sendo de pleno aprendizado, pois no processo criativo estamos valorizando as pedras brasileiras por sermos a maior fonte de granitos exóticos do mundo. Na parte técnica, estamos conhecendo a aplicabilidade das pedras em perfis para portas de alumínio, com a parceria com a Amma Design”, enfatiza.

Para Roberta Ferrari Bergamo, da Amma Design, a pedra vem ganhando espaço e pode ser agregada aos produtos da marca ou até mesmo ser um substituto de algumas matérias-primas utilizadas hoje na indústria moveleira. “A participação no projeto Mobstone está sendo desafiadora pelo fato de a empresa ter que sair da sua zona de conforto e buscar novas soluções e desenvolver novos produtos”, completa.

Gemile Nondillo, da Bria Design, enfatiza que o projeto Mobstone permitiu visualizar o uso das pedras além dos elementos planos e lineares e criar novos elementos, formas e volumes que pudessem compor como elementos-chave em novos produtos, resgatando todo o potencial e riqueza das pedras. “A experiência está sendo positiva e válida, explorando o máximo potencial desse material atemporal, de múltiplos usos e desafiador. A maior expectativa está em promover um produto validado em relação à sua viabilidade técnica/tecnológica e com possível sucesso comercial”, ressalta.

Rafael Vier, da Uultis – Grupo Herval, enfatiza que a adesão ao projeto acontece em função do grupo ainda não contar com a rocha aplicada em produtos da marca e por acreditar nesse complemento juntamente ao mobiliário. “Estamos muito entusiasmados com todo apelo e possibilidades que temos em pedras naturais nativas brasileiras a serem exploradas, podendo gerar inovação ao mercado. Está sendo uma experiência fantástica, assim como a oportunidade de conhecer a Pro Marmo e a possibilidade de trabalharmos em conjunto com um dos maiores designers da cena brasileira, o Paulo Alves”, observa.

Para a designer Juliana Desconsi, que faz parceria com a Tremarin, a temática trouxe a vontade do aprendizado e do desafio de construção de conhecimento e de fazer a diferença criativa na cultura material. “Essa interação entre os participantes nos colocou em um outro formato de trabalho para o projeto, abrindo novas possibilidades e enriquecendo o resultado. A experiência no uso das pedras na rotina industrial de um móvel é bastante enriquecedora. As particularidades que o material tem nos fez pensar fora do lugar comum e nos forneceu perspectivas diferentes”, comemora.

A iniciativa é da FIMMA Brasil 2019 e da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), conta com o apoio do Sindmóveis/Projeto Raiz, do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário- e da Revista Rochas, com patrocínio da Pro Marmo.

Rodrigo Tonello Rizzardo, da Pro Marmo, diz que aceitou o desfio com o objetivo de ampliar o leque de fornecimento para as indústrias da cadeia moveleira com a inserção das rochas ornamentais na feira. “Dialogar com indústria, designers e marmoraria está sendo de uma valia inestimável, assim como acompanhar o desenvolvimento de um produto que vai contar com a rocha ornamental como um de seus componentes, visto que móveis e pedras há muito tempo andam juntos, mas sempre por caminhos terceirizados”, comenta.

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