O descarte de plástico tem sido um dos principais motivos de preocupação quando o assunto é meio ambiente. Campanhas recentes têm alertado para o alto consumo de canudos plásticos e o efeito desse material quando em contato com animais. No mundo da moda, a preocupação não é menor, como é o caso da iniciativa do estilista brasileiro Edson Eddel, que lançou uma coleção inteira de vestidos de festa feitos com diferentes tipos de plásticos reciclados.

Uma das inspirações de Eddel foi a participação da top model Gisele Bündchen, que usou no Baile de Gala da Met deste ano, em Nova Iorque, um vestido 100% sustentável, com seda orgânica, sem a utilização de materiais tóxicos e zíper e forro feitos com algodão orgânico e plástico reciclado. Para o estilista, sustentabilidade e luxo podem andar juntos – e essa mistura de materiais tem se tornado tendência internacional.

 

Em suas criações, Eddel trabalha características bem particulares do plástico, como textura, maleabilidade e transparência. No total, três tipos de plástico foram usados para construir os looks. Para manter o luxo e delicadeza dos vestidos de festa tradicionais, Edson une o material plástico com outros elementos e tecidos mais finos, como crepe de seda, cristais Swarovski, bordados manuais e aplicação de pedraria e strass.

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.