Realizada pelo IBCC, corrida será dia 30 de setembro no Campo de Marte e valor líquido será revertido para campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”
Especialista no tratamento do câncer de mama e hospital com a maior demanda desta especialidade na cidade de São Paulo, o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) reunirá cerca de sete mil pessoas na 57° Corrida Contra o Câncer de Mama no próximo dia 30 de setembro, a partir das 7h, no Campo de Marte.
Organizado pela Life Marketing Esportivo e com o apoio da Prefeitura de São Paulo, o evento terá os percursos de corrida de 5km e 10 km, além de caminhada de 3km para mulheres e homens. A corrida ganha a atenção da sociedade para a causa da prevenção e detecção precoce da doença, que pode ser curada em mais de 90% dos casos se diagnosticada em fase inicial. Este ano, a corrida abre o calendário de ações da campanha Outubro Rosa, que será realizada pelo hospital que tem como uma das principais especialidades oncológicas o câncer de mama.
Os valores líquidos arrecadados pela Corrida serão revertidos para a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, cuja marca pertence ao CFDA Foundation nos EUA. O IBCC detém os direitos exclusivos de uso da marca no Brasil desde 1995.
Corrida tradicional pelo Brasil
Entre os mais diversos eventos que o IBCC promove para a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, sem dúvida, um dos mais importantes e reconhecidos é a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Criada em 1999, o evento fitness já faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camisa estampada com o alvo azul, enchem suas garrafinhas d’água e aproveitam o percurso.
O IBCC já realizou 56 edições do evento em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis, Porto Alegre.
Com percursos de corrida de 5 e 10 km, e caminhada de 3km, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma forma de engajamento na luta contra a doença, quebrando tabus e mostrando a prevenção e detecção precoce como fator de superação. A prática de atividade física, por exemplo, é uma forma de se prevenir contra a doença, assim como levar uma vida e uma alimentação saudável.
“Quem participa da Corrida e Caminhada, mais do que lutar pelo pódio de chegada, luta pela conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais mata as mulheres no país através do autoexame e da mamografia. A cada ano, mais de 50 mil novos casos surgem no Brasil”, explica a diretora clínica do IBCC e Mastologista, Dra. Karina Infante.
Sobre a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”
A Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren, que após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra o câncer de mama, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre esse assunto. Criador do alvo azul, ele fez muito mais do que isso. Sua campanha, abraçada pelos seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), fez sucesso nos EUA e chegou ao Brasil em 1995, com a escolha do IBCC como detentor exclusivo da marca. Há 27 anos, os recursos arrecadados pela Campanha têm sido utilizados na melhoria do atendimento aos pacientes e na conscientização da população em geral com relação à importância da prevenção e da detecção precoce da doença.
A dentista Kátia Cristina da Silva Neves, 49 anos, é presença ativa na Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Quando estudava, sempre participava de atividades esportivas e competições, mas em outubro 2014 foi diagnosticada com câncer de mama, “Depois de diagnosticada, dei um pequeno intervalo no esporte, mas logo voltei, por recomendação médica e por necessidade de me manter em movimento. Hoje pratico caminhadas apenas. Após a cirurgia e ao final da quimioterapia e radioterapia, caminhava 5 km por dia”, conta.
Atualmente ela está melhor, controlando a doença e vivendo de forma ativa. Sobre a Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, ela conta que mesmo antes de ser diagnosticada, já utilizava a camisa do Alvo. “É uma campanha maravilhosa, que reforça a importância do diagnóstico precoce, do autoexame, da visita regular ao médico. Parabéns a todos os envolvidos”, comemora.
Serviço – Caminhada e Corrida contra o Câncer de Mama
Dia: 30/09/2018 (domingo)
Local: Campo de Marte
Programação do Evento
06h40 – Alongamento Geral
07h00 – Largada PCD
07h05 – Largada 5K / 10K
07h40 – Largada Caminhada 3K
08h30 – Premiação aos Primeiros Colocados
11h00 – Encerramento do Evento
Sobre IBCC
O IBCC é uma rede de serviços hospitalares especializada em oncologia e em pessoas com câncer. Atua na conscientização, diagnóstico, e tratamento do câncer de forma humanizada, com soluções completas, tecnologia avançada e pesquisa.
O IBCC é uma instituição privada, Beneficente de Assistência Social. O atendimento ofertado se divide entre o Sistema Único de Saúde (SUS), com a maior parcela (60%) e entre particular e convênios. No corpo clínico são mais de 300 médicos especialistas em oncologia e que buscam inovações, pesquisa e atualizações no tratamento do câncer.
É pioneiro no combate ao Câncer de Mama, tendo instalado o primeiro mamógrafo do Brasil em 1971. Investe continuamente em pesquisa, educação, novas tecnologias e procedimentos complexos, sendo expoente em transplante de células tronco hematopoiéticas (transplante de medula óssea). Se orgulha de ter um Atendimento Humanizado diferenciado tanto para seus pacientes de operadoras de saúde quanto para pacientes do SUS.
O IBCC conta com Unidades na Mooca e Jaçanã e até o final do ano inaugura as novas Unidades em Itu e na Vila Mariana. São mais de 200 leitos ativos, tendo como tratamentos: cirúrgicos, quimioterápicos, radioterápicos e no acompanhamento clínico, além da referência em Onco-hematologia sendo o maior Centro de Transplante de Medula Óssea, em número de leitos, no Brasil.
O Hospital é certificado como Acreditado com Excelência (Nível III) pela Organização Nacional da Acreditação, ONA e referência na Pesquisa Clínica no Brasil, já tendo sido considerado o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados e certifica internacionalmente todas as Pesquisas (Top Recruitment).