Em ano de copa do mundo, TV’s foi a categoria em destaque e a que mais cresceu, com desempenho positivo de 35% em faturamento, seguida por notebooks com 14%
Em ano de copa do mundo, já seria esperado que os televisores se tornassem um dos destaques do ano. Nos primeiros cinco meses de 2018, o mercado movimentou 42,5 bilhões de reais ante 40 bilhões de reais em 2017, representando um crescimento de 6% sobre o mesmo período. É o que mostra o mais recente estudo sobre bens duráveis da GfK, um dos mais importantes institutos de pesquisas do mundo feito especialmente para a EletrolarShow 2017.
No total da cesta de bens duráveis, incluindo as categorias de telecom, linha branca, linha marrom, informática e eletroportáteis tiveram uma retração -1% nas vendas, apesar do crescimento de 6% no faturamento e naturalmente um aumento no preço de 7%, segundo o mesmo estudo da GfK.
Nos primeiros cinco meses de 2018 e, ao contrário do que acontecia em 2017, smartphones apresentou uma queda de 2% em faturamento. Ainda assim, tecnologia continua a ser um dos drivers mais importantes desta categoria, sendo que os aparelhos com tela superior ou igual a 5,5 polegadas e com capacidade de 32gb ou superior, apresenta um crescimento muito expressivo de 210% em faturamento.
No total os produtos que integram a chamada linha branca tiveram crescimento nos primeiros 5 meses do ano. Se analisarmos os 4 principais produtos dentro da categoria de linha branca, verificamos uma certa estabilidade ou um crescimento tímido nesses produtos (lavadoras de roupa, fogões, geladeiras e micro-ondas). Especificamente para o produto de lavadora de roupas, constatou-se uma estabilidade nas vendas em comparação com o ano anterior, ainda que isso tenha representado um aumento no faturamento de 7%.
Já para o produto “fogões”, também houve uma estabilidade em unidades, e um crescimento de 3% em faturamento.
Geladeira é um produto que, nestes primeiros 5 meses do ano, tem tido um excelente desempenho, com um crescimento de 3% em unidades e aproximadamente 13% em faturamento, se tornando, cada vez mais, o principal produto de linha branca, correspondendo a um terço do faturamento total da cesta.
Avaliando a performance total de linha branca, incluindo vários outros produtos desde ar condicionado, congelador, secador, cooktops, fornos e fogões, refrigeradores, lava louças, exaustores, micro-ondas, lavadoras de roupa e adega de vinhos, o faturamento da linha branca foi 6% maior de janeiro a maio de 2018 na comparação com os mesmos meses de 2017.
Com a copa do mundo, em “consumer eletronics”, o destaque ficou com os televisores que ganharam importância no último ano. As inovações tecnológicas contribuíram para o incremento nas vendas, que cresceram 35% em faturamento e 27% em volume na comparação entre janeiro e maio deste ano com os mesmos meses de 2017. O tamanho médio dos aparelhos veio crescendo desde o início do ano, ultrapassando a média de 41 polegadas em Maio de 2018. Além da dimensão média dos televisores, a tecnologia de UHD também veio ganhando bastante representatividade a cada mês.
Já para para a categoria de eletroporáteis, no período de janeiro a maio deste ano, as vendas cresceram 4% em faturamento e 4% em volume, em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtos que fazem parte da linha “cozinha/comer” foram os que apresentaram maiores crescimentos, 14%, algo que também havia acontecido em 2017 em relação a 2016, em faturamento, nos cinco primeiros meses deste ano. Foram seguidos por produtos para o preparo de bebidas, com 11% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado. A categoria de limpeza e cuidados do lar, que contempla, entre outros produtos, ferro de passar e aspirador de pó, teve vendas 6% maiores, em faturamento. Já para a categoria de cuidados pessoais, existiu um crescimento residual de 1%, em comparação com o ano de 2017.
Em sentido oposto, a categoria de Climatização e bem-estar registrou uma queda, em faturamento, de 16%, bastante significativa.
Na categoria Informática, os computadores seguem o trajeto de recuperação, que começou a partir da black Friday de 2016.O total de computadores (notebooks + desktops) apresentou crescimento, em unidades de 8% e, em faturamento, de 10%. Se analisarmos o detalhe dos produtos, o segmento de notebooks, registou um crescimento em faturamento de 14% e em volume 10%, no período de janeiro a maio deste ano, ante o mesmo período de 2017.
Já no caso de desktops, houve uma redução de 2% em unidades, e igualmente uma redução, em faturamento, de 15%.
Os processadores mais robustos continuam a ganhar importância e representam mais de metade do mercado em termos de faturamento. Também o segmento de gaming, continua a ser um dos principais destaques, crescendo, nos primeiros 5 meses do ano, mais de 300%.
Sobre a Gfk
A GfK é uma corporação global nascida na Alemanha, em 1934. Listada na bolsa de valores de Frankfurt, há mais de 80 anos é fonte confiável de informações relevantes sobre mercados e consumidores, permitindo que seus clientes – varejo e indústria – tomem decisões mais assertivas em seu cotidiano. A GfK conta com mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado que combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e da interpretação de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem sua vantagem competitiva, enriquecendo suas experiências, bem como as escolhas dos cons umidores.
Esta mensagem contém informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. A utilização dos dados contidos nesta mensagem só está autorizada para seu destinatário, dentro do contexto desta solicitação. A validade destes dados seguem o mesmo princípio.