A profissional está entre os 40 jovens mais talentosos e promissores da atualidade na área de design de iluminação
A arquiteta e lighting designer Helena Conelian Gentili foi uma das vencedoras da premiação que destaca os 40 jovens mais talentosos e promissores da atualidade, de até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo. Ela foi selecionada entre mais de 350 indicados, juntamente com outros 22 homens e 18 mulheres de 12 países diferentes, no prêmio 40under40 Lighting Design Award Class of 2018.
Aos 37 anos, Helena mora em Milão (Itália) desde 2008. Em 2012, fundou seu próprio escritório Helena Gentili Lighting Design na cidade italiana conhecida como capital do design. Atualmente, tambem é diretora do setor de iluminação da IvoryEdge com sede em Bangalore, na Índia.
Ela e apenas mais uma brasileira, Mariana Novaes, fazem parte da seleta lista do 40under40 Lighting Class – premiação criada em 2016, como uma oportunidade de reconhecimento e celebração de talentos emergentes pela indústria de iluminação. A cerimônia de entrega do Lighting Design Awards aconteceu em maio, no London Hilton Park Lane (Inglaterra).
Lighting designer
De acordo com Helena, o trabalho do designer de iluminação é agregar um senso e valor a um espaço, seja interno ou externo, para criar uma determinada atmosfera usando a luz artificial e seus componentes técnicos e sugestivos como principal meio de expressão. “O design de iluminação é um processo tanto funcional quanto estético. Porque a luz também é um fator emocional e fisiológico”, explica.
Cabe a este profissional compreender o papel da iluminação no plano da cidade, na arquitetura ou no design de interiores e contar com seu amplo conhecimento de equipamentos e sistemas de iluminação para garantir um design de alta qualidade e criatividade”, define.
Na Índia, Helena coordena e desenvolve vários projetos de iluminação integrados com soluções de automação baseadas na Internet das coisas (IoT) para diferentes campos de aplicação, como residencial, comercial, patrimônio cultural e iluminação urbana. Ela também presta consultoria de design de iluminação para outras empresas em diversos países como Itália, Bélgica, Suíça e Brasil, por exemplo.
Em Bangalore assina o projeto de iluminação da HMG Stones Showroom (2018). Na Bélgica foi responsável pela revitalização do projeto de iluminação da Catedral de Antuérpia, realizado em colaboração com Susanna Antico Lighting Design Studio (2017). E no Brasil, assina o projeto de iluminação do restaurante carioca Casa Momus (2015).
Carreira: Helena Conelian Gentili tem formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Lighting Design pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e Doutorado em Design Arquitetônico e Urbano pelo Politecnico di Milano, com o objetivo de aprofundar o estudo do papel da iluminação artificial na paisagem noturna contemporânea. Atualmente, é professora adjunta do Mestrado em Lighting Design & Led Technology do Politecnico di Milano e participa como palestrante em seminários e workshops internacionais e nacionais. Desde 2014, ela é membro da APIL (Associação Italiana de Lighting Designers).