Escritório Casa 100 Arquitetura
O cliente queria um apartamento, amplo e contemporâneo, que o atendesse quando viesse para o Brasil. A família, de quatro pessoas, mora fora do país, e visitam o Brasil de tempos em tempos.
Algumas vezes os quatro vêm juntos, por isso a necessidade de dois sofás que funcionassem como sofás cama, e às vezes eles vem separadamente. O apartamento foi chamado de bancada coringa, porque são duas grandes bancadas de concreto que fazem a divisão de todo o programa do apartamento (cozinha, jantar, tv, home office). “Por ela ter várias funções apelidamos de coringa”, comenta José Guilherme Carceles, arquiteto do escritório Casa 100 Arquitetura. O único ponto de cor que quebra a neutralidade do apartamento são os azulejos Lurca amarelos no frontão da cozinha.
O apartamento recebe grande quantidade de luz natural, o que cria um clima aconchegante no espaço. “Eles buscavam acabamentos mais sóbrios e “tradicionais”, por isso o piso é todo em taco cumaru, e optamos por trabalhar com uma madeira mais escura (pau ferro) que passa esse ar de seriedade desejado por eles”, finaliza Guilherme.