Carregar sacolas pesadas ou preparar a decoração pode sobrecarregar a articulação; Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo explica

As festas de fim de ano trazem momentos de celebração, mas também implicam em atividades que exigem esforço físico, como carregar sacolas pesadas de compras, montar árvores de Natal e decorar a casa, além de preparar fartas refeições. Todas essas tarefas, apesar de satisfatórias, podem sobrecarregar os ombros e causar transtornos como dores musculares, inflamações e até problemas nas articulações.

Na maratona de compras dos presentes e ingredientes da ceia, carregar sacolas pesadas por longos períodos, por exemplo, pode exigir esforço excessivo dos músculos e tendões do ombro, como o manguito rotador. A ação pode provocar inflamação nos tendões, causando, além de dores, condições como tendinite no ombro. Também pode forçar uma postura ruim se a carga for desigual entre os dois lados do corpo, resultando em dores musculares, com sobrecarga do ombro, pescoço e costas.

“Quando as sacolas são carregadas de maneira inadequada, com o braço estendido para o lado ou com força excessiva, podem ocorrer microlesões nas articulações do ombro, o que, ao longo do tempo podem evoluir para o quadro conhecido como ruptura do manguito rotador. Caso precise carregar caixas pesadas ou pegar objetos de lugares elevados, a orientação é pedir ajuda ou usar equipamentos adequados para evitar esforço excessivo”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Carlos Henrique Ramos.

No caso das sacolas, uma das dicas para evitar lesões é distribuir o peso igualmente entre os dois braços para não haver sobrecarga de um lado só. “Também é recomendado usar sacolas mais leves, com laças confortáveis e ajustadas e, principalmente, evitar curvar-se para frente ou torcer o corpo enquanto carrega as sacolas. Mantenha o tronco ereto e use os músculos do abdome para ajudar a estabilizar a carga”, destaca o ortopedista.

Decorar a casa para o Natal, especialmente ao pendurar enfeites que exigem movimentos repetitivos, pode sobrecarregar o ombro e causar desconforto ou lesões. “Muitas vezes, a decoração envolve levantar os braços acima da cabeça por longos períodos ou realizar movimentos em ângulos que não são naturais para o corpo, o que pode levar a sobrecarga na articulação do ombro e nos músculos circundantes. Isso pode causar tensão no ombro, especialmente no manguito rotador”, ressalta o especialista.

Para evitar problemas, recomenda-se fazer pausas regulares, distribuir a carga de trabalho nos dois braços e ajustar a altura com a postura. “Se possível, use uma escada ou banco para alcançar enfeites mais altos, em vez de esticar os braços de forma inadequada. E procure ficar com a coluna ereta e os ombros relaxados, evitando movimentos bruscos ou forçados”, salienta. “Se a dor no ombro persistir após as atividades, é importante procurar um especialista em ombro para avaliação e tratamento adequados”, conclui.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.

Com 36 anos de existência, a SBCOC atua no incentivo e aperfeiçoamento e difusão dos estudos, conhecimentos, pesquisas e prática de cirurgia de ombro e cotovelo, provendo condições de atualização permanente dos médicos por meio de ensino, pesquisa e educação continuada.

foto: Divulgação/Freepik

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.