Especialmente para empresas que atuam apenas com delivery, investir em embalagens temáticas pode ajudar a construir uma identificação maior com os clientes
Empresas que atuam apenas com delivery enfrentam um grande desafio de construir uma identificação com seus clientes. Afinal, sem uma operação física, a relação tende a ficar muito superficial, com poucas oportunidades para se criar um elo com o consumidor, algo essencial para o processo de fidelização.
Uma pesquisa da SalesForce, inclusive, apontou que para 95% dos brasileiros, a experiência é tão importante quanto o produto ou serviço adquirido. Foi por isso que a rede MTG Foods, maior delivery de comida japonesa e poke do sul do Brasil, decidiu investir não só na qualidade dos alimentos, mas também nas embalagens que acompanham os produtos.
“Sempre nos preocupamos com o nosso storytelling e a percepção que o nosso cliente teria de nós. Por isso, desde nossa fundação, adotamos embalagens que contam histórias e interagem com nossos clientes, além de garantir uma excelente experiência no momento de consumir nossos produtos” afirma Raphael Koyama, CEO da rede.
A marca nasceu em 2020 e aborda os clientes de uma maneira diferente. “Temos um restaurante presencial em Londrina, chamado Matsuri, que foi fechado por causa das complicações financeiras causadas pela pandemia. Nós tínhamos muitos clientes e precisávamos comunicar que iríamos continuar, mas de uma maneira diferente”, explica Koyama.
“Criamos uma embalagem com o lema ‘desistir não é uma opção’ e uma carta assinada pelos fundadores, contando que agora iríamos operar apenas por delivery”, complementa Raphael. A operação se tornou, rapidamente, um sucesso. Em pouco tempo, novas operações foram abertas e o Matsuri to Go se tornou a maior rede de comida japonesa delivery do sul do Brasil, atualmente com 25 operações em 5 estados e mais de 60 mil pedidos por mês no delivery.
“Transformamos as nossas embalagens em uma característica única da nossa marca. Durante o ano, criamos versões diferentes, sempre com o objetivo de nos manter próximos aos nossos clientes. Até o lacre traz a mensagem ‘contém amor’, para comunicar nossos valores e propósitos”, destaca. Na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, a embalagem do Matsuri to Go ganhou cores verdes e amarelas, em homenagem à seleção brasileira.
Já a versão mais atual das embalagens carrega uma faixa temática, com uma mensagem de final de ano: “Em 2024, traçamos novos caminhos e alcançamos novos destinos. Em 2025, seguimos juntos, SUPERANDO DESAFIOS, escrevendo novas histórias”. “Adotamos essa mensagem, para comunicar que estamos crescendo e não mais apenas sobrevivendo, como era na época da pandemia, e levando nossa história para novas cidades. Com isso, queremos valorizar nossos clientes, que são a razão de toda dedicação e esforço nos últimos anos, e também nossos colaboradores e franqueados, que nos ajudam a escrever a cada dia nossa história”, ressalta Raphael.
MOK THE POKE
Com o crescimento do Matsuri to Go, surgiu a rede MTG Foods, abrigando também outra empresa: o Mok The Poke, fundado por Maria Clara Rocha, sócia do grupo. Focado no tradicional prato da culinária havaiana, o Mok The Poke também tem essência em suas embalagens.
“O Poke tem como característica ser uma comida saudável e fácil de comer. Mas o que mais me cativou na culinária foi a praticidade que ela trazia para se adaptar ao meu dia-a-dia. Por isso, nossa embalagem precisaria servir de bowl para consumo, com resistência para líquidos, mas também precisaria ser prática para permitir que o cliente consumisse em qualquer lugar. Por isso, estudamos muitas opções até chegar no modelo caixinha que temos hoje, com tamanho personalizado, com os molhos também envasados para que os crispies chegassem crocantes e com uma bandeja para apoiar tudo”, explica Maria Clara.
Além disso, a embalagem do Mok The Poke também tem a missão de comunicar a essência da marca. “Optamos por cores marcantes que vem da própria culinária, o laranja vibrante vem do salmão, o verde do frescor do mix de folhas e o amarelo dos tons dourados dos nossos crispies. Além disso, o poke é um prato muito bonito que gera desejo do cliente ‘comer com os olhos’ e fotografar. Então reforçamos nosso slogan e colocamos frases divertidas para deixar nossa embalagem mais cool e instagramável de todos os ângulos”, reforça a empresária.
As unidades do Mok The Poke operam junto com as franquias do Matsuri to Go. Juntas são 50 unidades pelo Brasil, com um faturamento estimado de R$70 milhões para 2024. “Acreditamos que nosso crescimento tem muita relação com esse cuidado que temos com a experiência do nosso cliente. E as embalagens sempre foram uma das melhores oportunidades para garantir isso. Acho que deu certo”, brinca Raphael Koyama.
fotos: divulgação