Eventos e ações internas estão cada vez mais robustos e são sucesso nas empresas

A busca pela melhoria no clima organizacional é um movimento visível em grandes companhias brasileiras, com a adoção de novas políticas, procedimentos internos e ainda ações que têm como objetivo trazer satisfação para os colaboradores. Nesta direção, encontram-se os eventos de team building ou formação de equipe em português, ações elaboradas para os funcionários de um mesmo setor ou empresa se conectarem e terem momentos de descontração.

De acordo com pesquisas recentes, o trabalhador brasileiro está mais insatisfeito no trabalho do que a média global. Segundo um estudo realizado pela Pluxee com a plataforma The Happiness Index, no Brasil o funcionário está 9% mais insatisfeito do que trabalhadores de outros países. Os respondentes enfatizaram a falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento pessoal, também não se sentem valorizados como indivíduos dentro das organizações.

De acordo com Ana Paula Barbosa, sócia da PromoPlus, empresa que realiza eventos de team building em todo o país, as ações de relacionamento auxiliam diretamente nesses desafios. “É importante tirar os colaboradores do ambiente empresarial para se conectarem entre si. Durante os eventos existem momentos de trabalho, mas também de relaxamento. Além disso, é uma ótima oportunidade para os funcionários se conhecerem pessoalmente, alguns se falam há anos por telefone, mas nunca se viram”, explica.

Benefícios em manter um bom clima organizacional

Em 2019, a Great Place To Work (GPTW) publicou um levantamento dos principais resultados que um bom clima organizacional apresenta para as corporações. Dentre eles estão o ganho financeiro com ideias apresentadas por funcionários, que em 2019 chegaram a representar R$201 milhões nas 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. Naquele ano, 79% das ideias sugeridas pelos colaboradores foram adotadas pelas companhias.

As companhias do ranking também apresentaram uma rotatividade três vezes menor do que a do mercado, lucros 7% mais altos do que as maiores empresas do país, retornos financeiros mais atrativos para acionistas e maior rendimento no mercado de ações americano, chegando a ser 60% maior do que outras empresas do país. Por fim, o levantamento aponta elevação no índice de confiança interna e engajamento, um desafio atual para as grandes corporações. De acordo com um estudo desenvolvido anualmente pelo Instituto Gallup, chamado State of the Global Workplace, em 2023, apenas 23% dos colaboradores em todo o mundo se consideram engajados no trabalho e cerca de 62% afirmaram não estarem engajados.

De acordo com o instituto Gallup, esses números apontam para um total de US$ 8,9 trilhões referentes ao PIB global perdidos por falta de engajamento dos funcionários. “Formas criativas de trabalhar o clima interno podem ser extremamente benéficas para as organizações, tais resultados apontam para a necessidade crescente de proporcionar momentos de conexão com os funcionários, uma função que os eventos de team building cumprem neste processo de tornar o colaborador mais engajado. É uma forma de valorizar os profissionais como indivíduos e deixar o caminho para a comunicação com a empresa mais tranquilo”, destaca a sócia da PromoPlus.

A agência, com mais de 25 anos no mercado, é referência na realização de eventos e somente em 2023 realizou 25 ações de team building para grandes marcas, em 2024 até o início do mês de outubro já são mais de 15 eventos com esse foco, realizados em todo o Brasil, principalmente em hotéis. “São eventos complexos e ricos em detalhes, normalmente levamos a equipe para algum resort ou espaço que comporte todas as ações. Durante a execução os funcionários participam de plenárias, dinâmicas e festas, todas as atividades são personalizadas para cada equipe”, comenta a sócia da PromoPlus. A agência faz o pacote completo, com atenção ao transporte dos participantes, hospedagem e todas as atividades realizadas no período.

Sobre a PromoPlus Live Marketing

A PromoPlus Live Marketing é uma das principais empresas de marketing do Brasil, fundada pelo paulista Renato Rema Gaudeoso e a francesa Ana Paula Barbosa há 25 anos, coleciona cases de sucesso e clientes de renome no país. Sua principal ativação e talvez a mais conhecida seja a Caravana de Natal da Coca-Cola. Além disso, a agência atende clientes como a Coca-Cola FEMSA e suas 24 marcas, Monster, Positivo, O Boticário, Fox Lux, Cyrela, Renault, Nissan, Branco Motores, Paraná Banco, Avantim, Enaex e Terminal de Paranaguá.

foto: Divulgação | Envato

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