Empresa de Blumenau (SC) firmou parceria com a Tramontina para desenvolver Tech Chef, que vai ensinar estudantes sobre ciências, tecnologia, física e alimentação saudável
A blumenauense Robomind, em parceria com a Tramontina, desenvolveu o projeto de gastronomia Tech Chef. O programa foi um dos apresentados na Escola do Futuro, espaço dentro da olimpíada global de robótica WRO.
A Robomind já implementou projetos em mais de 800 escolas, capacitou mais de mil professores e licenciou mais de 40 franqueados. Com essa expertise em educação, percebeu o interesse pela matéria de culinária na grade extracurricular das escolas e lançou o Tech Chef, que tem como objetivo ensinar os alunos sobre reações químicas e o que compõe a comida, como carboidratos simples e compostos e proteínas, além de um conhecimento mais amplo sobre ciências, tecnologia, física e alimentação saudável.
Durante o WRO, foi feito o pré-lançamento do projeto pelo Chef Sérgio Hening. Também foi apresentado o cooktop Guru, da Tramontina, um modelo portátil por indução usado nas aulas práticas do Tech Chef e ideal para esse novo formato de ensino.
O cooktop funciona de duas formas: no modo guiado, em que através de um app o usuário é direcionado em todas as etapas de preparação de mais de 300 receitas, garantindo a finalização dos pratos com excelência; e no modo manual, em que o usuário usa o cooktop como qualquer outro modelo portátil.
Os diferenciais do produto são que ele mede com precisão a temperatura dentro da panela e possui balança integrada. Além dessas vantagens, o produto ainda possui os demais benefícios do cozimento por indução, como eficiência energética, maior segurança, controle preciso de temperatura, facilidade na limpeza, design moderno e portátil.
“O ensino de tecnologias educacionais proporciona um processo de aprendizagem prática que contribui para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos alunos. Nós criamos situações que estimulam o raciocínio lógico mas que também incentivam o trabalho em equipe e a solução de problemas”, destaca André Brandão Sala, CEO da Robomind.
O lançamento oficial do projeto está previsto para abril de 2025, na Bett Brasil, maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina.
Com 10 anos de experiência em projetos de educação tecnológica e robótica, a Robomind desenvolve material didático exclusivo, fornece kits tecnológicos e recursos digitais para crianças a partir de três anos até o ensino médio e possui franquias em Portugal, México e Angola, além de um projeto social em andamento na Índia. A empresa tem parcerias estratégicas com líderes globais como a Roborobo e a Lego, empresas reconhecidas pela excelência em tecnologia robótica.
A Escola do Futuro foi projetada dentro do WRO para apresentar o que há de mais moderno no ensino da robótica educacional, música e gastronomia. O espaço recebeu autoridades educacionais, diretores e professores com uma visita guiada, onde foram apresentados todos os projetos educacionais.
Neste link está apresentado um breve depoimento do CEO da Robomind, André Brandão Sala, feito ao diretor comercial da Tramontina TEEC, Felipe P. Lazzari, que esteve prestigiando o WRO. E ele fala sobre a importância do projeto Tech Chef no ensino de gastronomia em escolas, usando tecnologia.
Sobre a Robomind
Com sede em Blumenau (SC) e presença em mais de 20 estados brasileiros, a Robomind é uma empresa especializada em projetos e educação tecnológica e robótica. Atua em mais de 500 escolas e já impactou mais de 200 mil estudantes, do ensino infantil ao médio. Conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e apoio de parceiros globais como Lego e Roborobo. A empresa também conta com franquias em Portugal, México e Angola.
Mais informações: www.robomind.com.br
foto: divulgação