Aromaterapia ganha espaço em estratégias de autocuidado
A menopausa é uma fase desafiadora na vida de muitas mulheres, marcada por mudanças hormonais que afetam tanto o físico quanto o emocional. Ondas de calor, insônia, ansiedade, depressão e alterações de humor são alguns dos sintomas comuns dessa etapa. Em busca de alívio, muitas mulheres estão recorrendo à aromaterapia, uma prática milenar que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar e o equilíbrio do corpo e da mente.
Segundo a aromaterapeuta Daiana Petry no ensina que, “na aromaterapia, quando pensamos em saúde da mulher, o óleo lavanda com o nome científico Lavandula angustifolia se destaca por sua versatilidade. Estudos mostram que a lavanda pode aliviar a dor do parto, após a cesárea e dismenorreia, por inalação reduz a depressão, ansiedade e insônia”.
Na menopausa, o óleo essencial de lavanda promove alívio das ondas de calor, um dos sintomas mais desconfortáveis dessa fase. “Um estudo que incluiu 100 mulheres na menopausa, mostrou que a inalação por 20 minutos duas vezes ao dia, durante um período de 12 semanas, trouxe melhora significativa na intensidade das ondas de calor. Os autores acreditam que essa redução pode estar relacionada a um declínio do hormônio do estresse e à estimulação da secreção de beta-endorfina”, pontua Daiana, que é dona da Harmonie Aromaterapia, empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado.
O linalol, componente químico presente no óleo essencial de lavanda, demonstra potencial terapêutico como estabilizador de humor em pesquisas pré-clínicas. Um estudo realizado em 2021 com 35 mulheres demonstrou que a inalação do óleo essencial de lavanda reduziu a latência do sono, os níveis de depressão e as ondas de calor. Outro estudo aponta ainda que a inalação de lavanda melhora o desejo sexual de mulheres na menopausa que sofrem com ondas de calor.
A prática de massagem e aromaterapia também pode proporcionar melhora da qualidade de vida. Um estudo com 52 mulheres revelou que a massagem com os óleos essenciais de lavanda, gerânio, rosa e jasmim diluídos em óleo vegetal, uma vez por semana durante 8 semanas foi eficaz no alívio da dor, depressão e ondas de calor em mulheres na menopausa. “A aromaterapia surge como uma alternativa natural e não invasiva para as mulheres que buscam bem estar físico e emocional durante a menopausa”, ressalta Daiana, que nos ensina como fazer na própria casa o uso dessa terapia:
Como utilizar: Pingue 1 ou 2 gotas do óleo essencial de lavanda no difusor pessoal ou 4 a 5 gotas no difusor ambiental.
Para uso tópico, pingue 2 gotas do óleo essencial de lavanda em 1 colher de sopa de creme neutro ou óleo vegetal e aplique na região do ventre.
Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. A obra ainda ensina o leitor a gerenciar emoções como a ansiedade, a depressão e o estresse de forma natural.
O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.
Sobre a especialista:
Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.