Isolina Taberna Peruana, Astrid & Gastón e Central são algumas das opções que não podem faltar na lista de quem deseja conhecer a culinária peruana
Definir o próximo destino de uma viagem é sempre uma tarefa prazerosa. Organizar quantos dias ficará no destino, definir a estadia, além de quais pontos turísticos visitar são essenciais para aproveitar ao máximo o período de lazer. O roteiro gastronômico não pode faltar no planejamento, uma vez que, por meio dele é possível conhecer a culinária local, quais são os pratos típicos e curiosidades de determinada região, além dos melhores restaurantes, o que torna a experiência ainda mais rica.
A cidade de Lima, no Peru, está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, de acordo com o Prêmio World Travel Awards, que apoia, promove e desenvolve o setor global de viagens e turismo. Nomeada como a Capital Gastronômica da América Latina, a capital peruana reúne os melhores restaurantes do mundo, responsáveis por oferecerem explosões de sabores, texturas e aromas incomparáveis.
Entre os pratos típicos estão o ceviche, marinada preparada com peixe e frutos do mar. A iguaria não é só conhecida mundialmente, como se tornou um patrimônio cultural do Peru, além dela estão o Ají de Gallina, ensopado de frango, e o Lomo Saltado, um refogado que combina tiras de carne, tomate e cebola.
Confira alguns dos principais restaurantes de Lima que não podem faltar no roteiro gastronômico de quem deseja experimentar esses e outros pratos típicos do país:
Central
O Central, do chef Virgílio Martinez, é reconhecido internacionalmente e classificado como o melhor da América Latina e do mundo pelo ranking “50 Best”. O menu degustação “Mundo Mater” oferece uma experiência única com 14 etapas, onde cada prato representa uma altitude, indo de 15 metros abaixo do nível do mar a 4.200 metros acima.
Nikkei Maido
Outro destaque é o Nikkei Maido, liderado pelo chef Micha, que combina harmoniosamente as cozinhas peruana e japonesa, resultando em um menu criativo e sofisticado. Foi eleito o número 1 da lista “Latin America’s 50 Best” em 2023. Os menus variam entre R$ 1.010,00 até mais de R$ 2 mil por pessoa, dependendo da opção e harmonização escolhida, e prometem uma experiência gastronômica completa.
Astrid & Gastón
Inaugurado em 1994 em uma antiga casa em Miraflores, pelo chef Gastón Acurio e pela chef e confeiteira alemã Astrid Gustsche, o restaurante é reconhecido internacionalmente por contribuir na divulgação da culinária peruana. Com um olhar contemporâneo, a cozinha une história e criatividade, o que resulta em uma experiência gourmet com toques únicos da culinária local.
La Mar Cabicheria
O restaurante conta com um cardápio que faz com que os visitantes experimentem cada região do país. O espaço tem uma atmosfera descontraída e o chef sempre sugere pratos que podem ser compartilhados entre amigos.
Huaca Pucllana
Os chefs Marilú Madueno e Andrea Massaro oferecem um cardápio variado, com a base culinária peruana, elaborados com peixes, frutos do mar e vegetais, que resultam em pratos como texturas leves e explosões de sabores. No cardápio também é possível encontrar pratos típicos como Lomo Saltado, Ají de Gallina, Arroz com pato confitado e Chupe de Camarones.
El Chinito Sanguchería
O restaurante é um clássico da cidade de Lima, especializado em sanduíches variados, e um lugar onde o turista pode ir sem medo de comer bem. Entre as opções mais buscadas está o pão recheado com pele de porco e ouso.
La Paisana
É um restaurante tradicional e o cardápio oferece comidas típicas do norte do Peru. O ambiente é simples, mas proporciona aos visitantes uma experiência repleta de muito sabor com pratos bastante temperados.
Isolina Taberna Peruana
Quem for ao Isolina encontrará um ambiente clássico e ao mesmo tempo moderno. O chef Jose Del Castilo tem como inspiração as receitas de família, com pratos feitos a partir de miúdos, frutos do mar e outros ingredientes típicos do Peru.
Se gostou das dicas, a partir de 28 de outubro o Aeroporto Afonso Pena, localizado na região metropolitana de Curitiba, terá voos diretos para Lima, sem a necessidade de conexões.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos
fotos: divulgação Instagram