Empresa reforça compromisso com sustentabilidade ao expandir as linhas Less Water e Regen. Evento recebe fundadora da Denim Dudes (EUA), creative leader da Officina +39 e presidentes da Abit e do Instituto Locomotiva.
Consolidando seu compromisso com a sustentabilidade, a Vicunha, uma das maiores fabricantes de denim e denim colour do mundo, realiza a sua tradicional semana de lançamento de produtos. O evento acontece de 15 a 17 de outubro e destaca novos artigos e iniciativas da empresa voltados para a preservação ambiental e a moda responsável, além de apresentar as tendências de moda para 2026.
O lançamento reforça inovações em denim e denim colour focadas em economia de água e no uso de matéria-prima proveniente da agricultura regenerativa. Além disso, a semana conta com desfile exclusivo, exposição de peças, palestras e talk para compartilhar conhecimento com marcas, estilistas e parceiros do setor de moda (programação completa abaixo).
Menos água, mais inovação
Pela primeira vez, a Vicunha leva ao mercado produtos com uma inovação que elimina o uso de água da natureza no processo produtivo do jeans e do brim. Isso porque todos os artigos fabricados na unidade de Pacajus (CE) são feitos com 100% de água de reúso. Trata-se de um marco na indústria têxtil que resulta do projeto VSA, uma estação de produção de água de reúso inaugurada em maio de 2024. O sistema permite a purificação do esgoto doméstico urbano para uso industrial, eliminando a necessidade de se retirar água de mananciais para a produção. Valendo-se dessa tecnologia, o denim Nícolas (imagens abaixo) figura entre os lançamentos como um dos destaques em sustentabilidade.
Além desta inovação, a empresa ampliou a linha de produtos com o selo Less Water. Os lançamentos foram: os artigos Taipe e Frades, no Denim; e os produtos Cyros, Sardenha e Mykonos, no Denim Colour. Os tecidos com este selo utilizam até 95% menos água nos processos produtivos.
Expansão da Linha Regen
A Vicunha também amplia sua linha Regen, que utiliza na produção o algodão cultivado por meio de práticas regenerativas. Com técnicas agrícolas ecológicas, como a redução do uso de produtos químicos e com sistema de sequeiro, é preservada a saúde do solo e a biodiversidade, reduzindo-se consideravelmente a pegada hídrica do algodão. Neste lançamento, os novos tecidos da linha são: Pietro Royal Regen, Pietro Regen, Luiza Regen e Luigi Regen. Fabricados com algodão regenerativo certificado, eles reafirmam o compromisso da Vicunha com processos ecologicamente responsáveis.
Compartilhando conhecimento com o mercado
Além de apresentar produtos inovadores e sustentáveis, a Semana de Lançamentos da Vicunha terá uma rica programação, que inclui desfile de coleção com peças elaboradas com os novos artigos, palestras e talk com grandes nomes da moda e do mercado. Na parte de tendências globais em jeanswear, o destaque vai para a apresentação de Amy Leverton, fundadora da Denim Dudes, e para a palestra “Tendências em Lavanderia”, com Juan Manuel Gomez, Creative Leader da Officina +39.
O evento também conta com uma exposição especial em parceria com Garmon, Officina +39 e Tonello, que trarão peças em jeanswear com beneficiamentos diferenciados, demonstrando ao público diversas possibilidades de lavagens e acabamentos sustentáveis.
Já quando o assunto é mercado, Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, marcará o evento, trazendo insights sobre o comportamento do consumidor brasileiro. A programação também conta com a participação do presidente da Abit, Fernando Pimentel, em um talk que discute as perspectivas do mercado jeanswear no Brasil junto a representantes de empresas do setor de moda. quando .
“A Semana de Lançamentos da Vicunha reflete nosso compromisso contínuo com a inovação sustentável e com a responsabilidade ambiental. Estamos orgulhosos de apresentar produtos que atendem às necessidades do mercado e promovem práticas que respeitam o meio ambiente. Estamos reforçando nossa liderança no setor têxtil global e oferecendo cada vez mais soluções que equilibram qualidade, estilo e sustentabilidade”, afirma German Alejandro, diretor de Marketing e Comercial da Vicunha.
Macrotendências da moda 2026 e novos produtos
No primeiro dia da Semana de Lançamento da Vicunha, no Denim City, serão apresentadas três macrotendências que irão permear a moda no verão de 2026. São elas:
Rewild: explora a fusão entre a natureza e as inovações tecnológicas. Esta tendência busca uma abordagem regenerativa no design, valorizando práticas sustentáveis, estética natural e a proteção contra mudanças climáticas.
Revamped Classics: transforma o cotidiano em algo extraordinário. O foco está em elevar o essencial, com atualizações sutis, técnicas de reaproveitamento e materiais duráveis, aliando funcionalidade e simplicidade. As lavagens de jeans refletem um design sofisticado e modular, com peças que podem ser adaptadas e reconstruídas.
Joyful Disruption: explora um paradoxo de dualidades, misturando o retrô com o moderno, o tátil com o digital e o rebelde com o suave. A moda jeanswear celebra o inesperado, trazendo micromomentos de alegria, nostalgia e expressões criativas através de lavagens ousadas, acabamentos sensoriais e uma estética de autoexpressão.
Clique aqui e conheça todos os 25 lançamentos da Vicunha.
Programação
Terça-feira, dia 15/10, na Denim City SP
10h – Palestra “Denim Horizons: O Futuro Está Aqui. Tendências SS26”, com Lary Ferreira e Chico Gonzalez
Quarta-feira, dia 16/10, no Showroom Vicunha SP
10h – Palestra “Tendências globais de jeanswear”, com Amy Leverton, fundadora do Denim Dudes
11h – Palestra “Tendências em Lavanderia” com Juan Manuel Gomez, Creative Leader da Officina +39
12h – Desfile (com novidades em lavanderia e produtos)
Quinta-feira, dia 17/10, no Showroom Vicunha SP
10h – Palestra “O Consumidor Brasileiro: valores, hábitos e tendências”, com Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva
11h – Talk “Reflexões e Perspectivas do Mercado Jeanswear no Brasil” Mediador: Fernando Pimentel (diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Guilherme Vilela (Brasil Minas); Kassem Hamade (Consciência Jeans); Fabrício Simarro (Grupo Líder Tecidos); Sandra Lima (Pernambucanas); Eduardo Simon (Pitt Jeans).
Sobre a Vicunha
Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com 56 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.
fotos: divulgação