A Artefacto inaugura, seu primeiro showroom em Nova Iorque

Terceira geração da família Bacchi, caberá aos gêmeos Bruno e Pietro Bacchi, profissionais hoje atuantes nas áreas de Marketing e Logística da empresa, a direção da Artefacto Manhattan. “Eles tiveram participação decisiva na concretização do empreendimento, chegando mesmo a prospectar nosso futuro endereço: um ponto privilegiado na movimentada Madison Avenue, lar atual de algumas das principais grifes de mobiliário do mercado internacional, com destaque para as italianas”, relata Paulo Bacchi, CEO da marca, hoje à frente de uma das mais vibrantes editoras brasileiras de mobiliário autoral, com atuação destacada em diversas capitais do Brasil e no sul da Flórida, EUA.

Segundo o empresário, tal qual em uma galeria, a ideia é que o pavimento térreo do imóvel que vai receber o mais novo showroom apresente os ícones das coleções Artefacto, de todos os tempos, enquanto, no superior, o projeto prevê que os móveis surjam contextualizados, distribuídos em cinco grandes lofts. Cada um deles elaborado com base em uma cor específica, a partir de uma proposta que contempla não apenas a arquitetura do prédio, com sua fachada de acentuada verticalidade, mas também o público alvo do novo espaço. “Plural, interessado em arte, aberto ao novo. Cosmopolita, enfim, como é o nova-iorquino”, sintetiza Bacchi.

Pluralidade essa, que, no entender de Pietro Bacchi, é o que não falta na Artefacto. “Nossos móveis funcionam bem com a arquitetura modernista brasileira, com a arquitetura clássica, com a arquitetura ultra-moderna. Meio que combinam com tudo. Em particular, a nossa mais recente coleção, que apresenta um design totalmente atemporal”, afirma ele, entusiasmado com a chegada da marca à maior metrópole americana. “Quando penso na nossa marca, a palavra resiliência me vem à mente. Meu avô abriu sua primeira loja aos 18 anos. Meu pai teve a oportunidade de expandir para Miami e agora eu, e meu irmão, a terceira geração, estamos levando a marca para Nova York, vista por nós como a capital do mundo” complementa Bruno.

Não por acaso, Cromosfera – obra do islandês-dinamarquês Olafur Eliasson, de 2021, na qual o artista lança mão de esferas de vidro coloridas para, segundo ele, ampliar nossa compreensão dos outros -, e tida por Paulo Bacchi como uma autêntica ode à liberdade, deve assumir posição de destaque no contexto do novo showroom: um espaço de 1500m², atualmente em ritmo acelerado de obras, para receber um projeto de cunho conceitual que levará a assinatura da diretora-criativa da Artefacto, Patrícia Anastassiadis. “Uma feliz coincidência nos levou a encontrar essa obra de Olafur, que se conecta com a ideia de movimento, de diverso. E, por uma analogia, quase natural, com a própria cidade de Nova York”, comenta o empresário.

“Trata-se de uma cidade única, com uma atmosfera cosmopolita muito próxima da de São Paulo”, considera Bruno. “Penso que a Artefacto ainda tem muito para crescer. Eu me interesso pelos mercados de Los Angeles e Aspen. E, definitivamente, esta loja inicia um período de grande expansão”, sinaliza Pietro. “Há quase 20 anos, meu pai levou a Artefacto para Miami, que é a porta de entrada nos Estados Unidos para a América Latina. E agora, meu irmão e eu decidimos levar a Artefacto para a cidade de Nova York, vista por nós como uma janela para o mundo”, considera Bruno. “Quase meio século após a fundação da Artefacto por meu pai, Albino, é impossível não estabelecer um paralelo entre a chegada de meus filhos a Nova York, agora, e minha ida para Miami. Eles dispõem da mesma confiança a mim depositada por meu pai e o caminho está bem sedimentado. Agora é a hora deles”, conclui Paulo Bacchi.

Serviço

149 Madison Ave, Nova Iorque – Estados Unidos

foto: Adriano Damas

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