Ex-Tok&Stok está por trás da marca de sofá com 40 variações e expectativa de faturar R$ 1.8 milhões

Premiado na Espanha pela criação de uma cadeira feita de materiais reciclados totalmente desmontável, Marcelo Coelho assume o desafio de mudar como as pessoas se relacionam com os lares na Kouch Dominion

Há quase 10 anos no mercado de design de produtos, Marcelo Coelho é o nome por trás dos móveis da Kouch Dominion, marca brasileira que quer redefinir a maneira como as pessoas se relacionam com os lares. Com passagem pela Tok&Stok, o designer formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Design de Produtos pela Escuela Superior de Design em Barcelona, já recebeu inclusive reconhecimentos internacionais, como prêmio ADI Award, este ano, pela criação de uma cadeira feita de materiais reciclados totalmente desmontável, na Espanha.

Outros reconhecimentos carregados por Coelho, nascido em Brasília, são o convite para expor em na Expo Brasília Design e na Wanted Design Manhattan (2018), além de itens selecionados como “Descobertas de Nova York”, pela Casa Vogue, em 2018. Esses prêmios, em especial, o ADI Award, com itens desmontáveis, chamaram a atenção de Isabella Gondim, CEO da Kouch Dominion, que o convidou para criar as linhas de estreia da marca.

“Quando a Isabella entrou em contato comigo, vi que a proposta de produto estava muito alinhada com a essência do meu trabalho: criar mobiliários que funcionam no mundo real, para pessoas reais, e topei”, conta Coelho. Na capital paulista desde 2019, o Coelho utiliza análises do índice de devolução à risca, testando cada produto da Kouch Dominion e prezando pela segurança e conforto do usuário.

Isabella e Coelho apostam em um um segmento em alta. O setor moveleiro brasileiro é o maior produtor de mobiliários na América Latina, responsável pela geração de mais de 270 mil empregos diretos na indústria e por investimento de mais de R$ 4.6 bilhões nos últimos três anos. Um crescimento exponencial, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Especialista no mercado brasileiro, Marcelo aponta que as exigências do público giram em torno de solucionar questões básicas, relacionadas a preço, durabilidade e acabamento dos produtos e que o design é altamente levado em consideração. “Nosso desafio neste mercado é estimular uma nova forma de consumo, em que se compra menos, mas com mais consciência e qualidade”, aponta o designer.

Diferente de outros players de sofás, que tem os produtos desenvolvidos em espuma que após cheia, não é possível murchar, a Kouch Dominion desenvolveu um sofá desmontável, feito de madeira pinus certificada, para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, com peças que podem ser personalizadas e permitem diferentes configurações, com modelos de 40 variações. Itens como capas, assentos, braços, encostos e almofadas podem ser reorganizados.

Projetadas para serem facilmente montadas e desmontadas, adaptando-se às necessidades específicas do momento e estilo de vida do usuário, as peças garantem que os sofás sejam duráveis e atendam às necessidades do dia a dia. Além disso, a montagem é simples, feita com parafusos borboleta, permitindo que uma única pessoa monte o sofá sem necessidade de perfurações.

O objetivo, segundo os desenvolvedores, é que o sofá adapte-se às necessidades específicas do momento e estilo de vida do usuário. Se é solteiro, se vive em casal, quando nasce um filho ou na chegada de um pet, por exemplo. A adaptabilidade do sofá faz com que a expectativa da marca seja faturar R$ 1.8 milhões em 2024. Afinal, os brasileiros mudam de casa pelo menos seis vezes ao longo da vida, de acordo com uma pesquisa realizada Ferreira Mudanças. E em um cenário dinâmico, os itens da marca refletem o comportamento contemporâneo de mudanças frequentes de emprego, moradia, cidade e até mesmo de país.

Sobre a Kouch Dominion:

Fundada em 2024, a Kouch Dominion é uma marca brasileira que oferece móveis modulares e personalizáveis, promovendo um estilo de vida consciente e adaptável. Com produtos que aliam sofisticação, funcionalidade e sustentabilidade, a empresa busca transformar a maneira como as pessoas interagem com seus lares. Mais informações podem ser encontradas em Link.

fotos: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.