A Artefacto Rio de Janeiro apresenta três novas vitrines abordando o tema Meu Lugar, complementando a Mostra 2024, assinadas por: Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião, Cecília Leles e Marilene Galindo

Como bem sabemos, arquitetos e designers de interiores são criadores hábeis na tarefa de materializar lugares para outros, mas que continuam sendo, em essência, seus!

Assim, em 2024, a Mostra Artefacto se propõe a investigar esses dois mundos, convocando cada profissional a se inspirar em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seu convidado – mas também eles-, pudessem chamar de seus.

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas também a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos ambientes que compõem nossas mostras este ano. Espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas: Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?

 

Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião / @andreaeiras.interiordesign / @auroragreiarquitetura / @carlanapoliaoarquitetura

Despojado e, ao mesmo tempo, chique. Assim, as sócias Andrea Eiras, designer de interiores, e, Aurora Grei e Carla Napolião, arquitetas, classificam o estilo de vida do fotógrafo especializado em interiores, Denilson Machado. Personagem que inspira a criação de um living, com área gourmet, de 72m2. “Todo projeto foi construído em tons beges e cinzas com uma pitada de rosa, que é a cor favorita dele”, conta Andrea. “Procuramos imprimir uma atmosfera praiana, mas sofisticada, ao ambiente, bem ao gosto do Denilson”, afirma Aurora, citando o piso mediterrâneo e um detalhe capaz de fazer toda a diferença para quem passar
por lá.

  

Cecília Leles / @lelesarquitetura

Tendo a instalação artística “Completude” – uma tela em linho, ouro 24k e 259 peças de cerâmica – como ponto focal, a arquiteta Cecília Leles pretendeu transmitir uma mensagem de acolhimento e inspiração. “Esta obra é uma representação do coletivo sob o olhar de Izaura Gama, artista que homenageio em meu espaço. É um chamado para viver a beleza, a transitoriedade e a incompletude”, afirma a profissional.

Em síntese, uma ampla área de estar, com 82m2, que ocupa uma das vitrines da Artefacto. Arejada, uniforme, com poucos, mas bem escolhidos, móveis. “Somente após quatro versões diferentes, chegamos à conformação definitiva”, conta Cecília, que cita como destaques na composição, a parede curva, reforça a sensação de envolvimento e os tons claros e rosas, predominantes entre os objetos decorativos, remetendo à homenageada.

Marilene Galindo / @marilenegalindo

Walter Goldfarb é um serígrafo e pintor brasileiro consagrado, que já expôs suas obras dentro e fora do Brasil. O que, no entanto, motivou a arquiteta Marilene Galindo a homenageá-lo em seu ambiente foi mais do que a admiração que ela nutre pelo seu trabalho. “Este é um ano muito especial para ele. É quando Goldfarb comemora 30 anos de carreira e 60 de idade”, conta ela.
E foi assim, a partir de uma das telas do artista, que recebeu o nome de “Pequeno Jardim dos Lírios Lisérgicos”, que Marilene desenvolveu uma área social, com cerca de 30m2 e pé direito duplo, cuja grandiosidade, segundo ela, foi contrabalanceada pela adoção de longos pendentes. “Walter é uma pessoa que gosta de receber e curtir um bom vinho. Foi dentro
desse clima que projetei este lounge, com adega. Um ambiente exclusivo, que ele, certamente,
chamaria de seu”, afirma Marilene.

@artefactooficialbrasil
#artefacto
#ArtefactoRJ
#bcartefacto

Serviço
Artefacto – Casashopping
Av. Ayrton Senna, 2150 – Bloco K – Rio de Janeiro

fotos: MCA Estúdio

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.