Jovens buscam na costura renda extra e impulsionam crescimento do mercado

Mercado de costura, tanto doméstica quanto industrial, tem mostrado um crescimento significativo, com um aumento de mais de 300% nas vendas de produtos importados

A taxa de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 a 24 anos continua a crescer, atingindo 16,8% no 1º trimestre de 2024, conforme os dados da Pnad Contínua Trimestral do IBGE. Em meio a esse cenário desafiador, histórias como a de Jonatas Verly se destacam e apresentam novas perspectivas de empreendedorismo para as gerações mais novas.

Jonatas Verly (foto), um jovem de 30 anos morador de Teixeira de Freitas, Bahia, é o exemplo de que o trabalho empreendedor com a costura o transformou em um influencer da vida real e professor, utilizando a internet como um meio de potencializar sua renda extra. Filho e neto de costureiras, Jonatas começou a se interessar pela prática aos 20 anos, quando ainda fazia parte da Geração Z. “Comecei na costura para personalizar roupas visando refletir meu gosto pelo rock. Com o tempo, essa necessidade de se expressar através da moda evoluiu para uma verdadeira carreira, busquei me profissionalizar, fiz faculdade e pós-graduação e hoje vivo 100% da geração de renda da costura”, avaliou o influenciador digital e também costureiro.

Jonatas é formado em design de moda, influenciador digital e professor de técnicas de costura, com mais de 657 mil inscritos no YouTube. “Através do meu canal busco incentivar outros jovens a enxergarem a costura e outras habilidades manuais como oportunidades viáveis de carreira e de renda. Hoje faço renda através das redes sociais, cursos online, parcerias pagas e costura sob encomenda”, explicou Verly.

O mercado de costura, tanto doméstica quanto industrial, tem mostrado um crescimento significativo, com um aumento de mais de 300% nas vendas de produtos importados. “Esse crescimento expressivo reflete uma mudança de hábito pós-pandemia, onde o ato de costurar tornou-se uma atividade cada vez mais popular entre os brasileiros”, avalia Concheta Feliciano, diretora de marketing e e-commerce Latam da SVP Wordwide. A empresa, que tem acompanhado de perto essa evolução, lançou em junho seu mais novo modelo de máquina de bordar e costurar com Wi-Fi, a SE9185, que já conquistou a Geração Z, representando 39% das vendas.

“A trajetória de Jonatas Verly é um exemplo de como as novas gerações podem ressignificar práticas tradicionais e enfrentar o desafio do desemprego com criatividade e empreendedorismo e a Singer continua a inovar e a se adaptar às necessidades de seus consumidores, reforçando seu legado e sua relevância no mercado de costura”, avaliou a executiva.

Sobre a SVP Worldwide 

A SVP Worldwide é líder no mercado de máquinas de costura, proprietária das marcas Singer, Husqvarna Viking e Pfaff. A empresa hoje com 70% de market share no Brasil e sólida presença no país, em mais de 300 pontos de atendimento ao consumidor no Brasil. Além disso, sua fábrica de agulhas em Indaiatuba é a única do Ocidente, garantindo o controle absoluto sobre a qualidade dos seus produtos. A marca Singer, reconhecida pela sua tradição e excelência, tem sido particularmente influente no mercado brasileiro, atendendo às necessidades de uma ampla gama de consumidores, desde aqueles que buscam customização e personalização até aqueles que veem na costura uma fonte de renda adicional.

Foto de Alexander Grey na Unsplash

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.