Uma cobertura com 240 m2, de frente para parque em São Paulo
Na arquitetura, há projetos que se destacam não apenas pela beleza, mas também pela sua capacidade de transformar um espaço e atender às necessidades e desejos dos moradores. Este é o caso do apartamento projetado pela arquiteta Natália Salla, que se transformou em um verdadeiro oásis urbano com vista para parque em São Paulo. Com uma metragem generosa de 240m², a obra surpreendeu não apenas pelo design, mas também pelo tempo recorde de conclusão: apenas seis meses.
O apartamento foi idealizado para ser o lar da própria arquiteta e seu marido, refletindo seu sonho de ter um espaço que proporcionasse uma vista inspiradora do céu, a luz do sol inundando os ambientes e uma visão tranquila da natureza.
O conceito por trás deste projeto é uma mistura de elegância atemporal com toques expressivos de cor. A arquiteta optou por uma base sóbria e neutra que permeia todos os ambientes, garantindo um visual limpo e sofisticado. Toques de azul na área do bar e da cozinha, bem como toques de verde no hall e no lavabo, adicionam vitalidade e cor ao espaço, sem comprometer a sensação atemporal. A escolha cuidadosa de trabalhar com cores análogas em vez de cores complementares cria um equilíbrio suave e acolhedor.
Este projeto se destaca por diversos diferenciais que o tornam verdadeiramente excepcional. Transformação impactante com a reforma completa de um apartamento de 50 anos, que nunca havia sido reformado, resultou em um ambiente atual e revitalizado.
“O maior desafio enfrentado durante a realização deste projeto foi a completa reforma de um apartamento de 50 anos em um período recorde de seis meses. O projeto exigiu duas intervenções estruturais significativas: reforços metálicos para suportar o peso da banheira no banheiro principal e para o spa na varanda. Além disso, as chuvas representaram um desafio adicional, especialmente para a área externa da varanda, que precisava ser impermeabilizada”, revela Natália Salla.
O design brasileiro é o protagonista deste apartamento, que foi pensado para valorizar a cultura e a arte nacional. Cada peça do mobiliário foi escolhida com cuidado, buscando harmonizar forma, função e estilo. Entre os destaques, estão as poltronas do bar e as cadeiras da varanda da Prototyp&, que trazem um toque de modernidade e ousadia, a mesa de jantar e o sofá da Cremme, que foram premiados pelo seu design inovador e elegante, as cadeiras de jantar e as poltronas da área externa são da Fahrer, que combina conforto e qualidade, o aparador, o banco do hall de entrada e o banco do quarto são obras do renomado designer brasileiro Fernando Jaeger, que imprime sua identidade em cada criação. A mesa da varanda é da Traço Objetos, que se destaca por usar materiais sustentáveis e criar móveis com design contemporâneo. O apartamento é um convite para apreciar o talento e a criatividade dos designers brasileiros, em um espaço sofisticado, confortável e com personalidade.
Completam o estilo da decoração, obras de arte em acrílico e óleo, bem como esculturas de artistas brasileiros e de galerias de arte, entre as peças figuram esculturas de Inos Corradin, Sarro e Evandro Schiavoni. Para os quadros, nomes como Pedro Terra, Ornela Jacobsen, Rosa Feltrin, Rosa Maria, De melo, Osvaldo Ribeiro, Andre Lombardi, Gisele Ulisse, Sergio Amorim e Marilene Zanchett. Um dos destaques fica por um grafite de índio azul, feito pelo renomado Cranio.
Além, disso, todas as áreas do apartamento são totalmente automatizadas, incluindo cenários, cortinas, ar-condicionado, som, iluminação e fechaduras. Completa com aspiração central, a inclusão de um sistema de aspiração central é um detalhe pouco comum, mas altamente relevante para a saúde, limpeza e praticidade da casa.
A varanda da cobertura percorre todos os ambientes do apartamento, criando uma sensação de “casa”. Portas balcão conectam os quartos e a sala à varanda, permitindo que os moradores desfrutem do sol, do céu e da vista para o parque e até presença de passarinhos. O projeto ainda inclui uma academia, com um ambiente compacto, mas funcional que garante a praticidade para a prática de exercício.
O paisagismo do apartamento reflete a paixão dos moradores por cozinhar. A varanda é decorada com plantas frutíferas, como limão siciliano, morango, amora e jabuticaba, bem como uma variedade de temperos como sálvia, alecrim, tomilho, pimentas e hortelã. Lavanda foi plantada próxima ao quarto e à jacuzzi, proporcionando um aroma relaxante.
Natalia Salla Arquitetura (@nataliasalla.arq)
Crédito das fotos: Gisele Rampazzo @giselerampazzo