Infográfico que sistematiza levantamento do Observatório Sebrae de Startups avaliou também os benefícios das ferramentas na gestão dos pequenos negócios inovadores do país

A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais uma ferramenta fundamental no crescimento das startups brasileiras. Atualmente, 78 % das empresas inovadoras do país já utilizam as tecnologias que usam algoritmos e dados para automatizar processos e fornecer insights. Os dados são do levantamento Founders Overview 2024, realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a investidora de empresas em estágio inicial ACE Ventures. A pesquisa entrevistou cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões.

O resultado é que 65% das startups brasileiras tiveram aumento no seu crescimento e eficiência operacional com utilização da Inteligência Artificial. A análise de dados é a principal função das ferramentas nas empresas brasileiras (27,4%) , seguido pela automação de processos (24,8%), pela otimização do marketing (18,5%) e para a personalização da experiência do usuário (16,4%), conforme mostra o infográfico.

O Sebrae tem atuado junto com os atores da cadeia de inovação, como o Centro de Excelência em IA (CEIA), para avançar em agendas estruturantes no uso da IA nos pequenos negócios, viabilizando o acesso às novas tecnologias, investindo na inclusão produtiva e fluência em IA, no mapeamento e apoio à implementação de novas oportunidades de negócio, principalmente para os setores intensivos da cadeia produtiva e no fomento à startups.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatiza que “a Inteligência Artificial é uma agenda com potencial de transformar uma nação. Por isso, diversos países e continentes tem se organizado para tal e o Brasil não está atrás”. O dirigente destaca ainda que o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou no início de agosto o Plano Brasileiro de IA, com investimentos previstos na casa de R$ 23 bilhões para os próximos 4 anos e o Sebrae é parte fundamental para o plano.

Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae de Santa Catarina, destaca que o caminho para a plena integração da IA nas operações empresariais não é isento de desafios, também, para startups. “Dados do Observatório Sebrae Startups mostram que a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% das startups, e os custos elevados de implementação, citados por 22,43%, são barreiras significativas. Além disso, a complexidade da integração com sistemas existentes e a resistência interna em algumas organizações também dificultam a adoção de soluções baseadas em IA”, pontuou o gestor.

“Apesar desses obstáculos, o impacto da IA já é visível no aumento da eficiência operacional e no crescimento de muitas startups. À medida que mais empresas abraçam essa inovação, a expectativa é que a IA continue a desempenhar um papel central na transformação digital e na criação de valor em diversas indústrias”, completou.

Superadas as dificuldades, é importante que as startups brasileiras permaneçam neste caminho. Isto porque a inteligência artificial também tem se tornado um atrativo para os investimentos. De acordo com a pesquisa, 60% dos empreendedores apontam que houve aumento do interesse dos investidores por empresas que usam IA.

As startups voltadas para a )educação (Edtechs) são as que mais utilizam as ferramentas de inteligência artificial (9%). As financeiras (8%), de tecnologia verde (5,5%) e aquelas ligadas à agricultura (5,5%) também estão entre as empresas inovadoras que mais utilizam soluções inteligentes para otimizar as operações.

Startup Summit

A Inteligência Artificial é um dos temas principais desta 7ª edição do Startup Summit, um evento promovido pelo Sebrae, que será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, em Florianópolis (SC). O palco 5 abrigará as principais palestras sobre o assunto. Mais de 8 mil pessoas passaram no evento em cada um dos dois primeiros dias. A estimativa é de que o evento gere um impacto econômico para a cidade de R$ 24,4 milhões.

No stand do Sebrae, os participantes podem conhecer um pouco do trabalho de sistematização de dados do Sebrae, expostos no Observatório de Startups. O site mostra, em tempo real, dados importantes sobre o ecossistema. Em pouco mais de um ano, o observatório passou de 3 mil empresas cadastradas na plataforma para mais de 13 mil, no último levantamento. Estima-se que o universo de startups brasileiras seja de 25 mil empresas. Todas as empresas podem se cadastrar na plataforma do Sebrae Startups. Pela plataforma, é possível acessar o observatório.

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