Com 152 anos, a Cedro Textil segue escrevendo a história da indústria brasileira

Dos teares movidos a roda d’água aos parques industriais automatizados de hoje, a têxtil mineira segue inovando e se consolidando no mercado latino-americano

Desde os teares de madeira, movidos a roda d’água, até os parques industriais automatizados de hoje, a Cedro Textil está há mais de um século e meio construindo e participando da história e das várias revoluções industriais. A Companhia chega aos seus 152 anos como um dos maiores cases de sucesso da indústria brasileira. “Somos testemunhas oculares de todas as grandes movimentações econômicas, financeiras e sociais dos últimos 152 anos. E isso fez com que a empresa precisasse se reinventar ao longo desse período”, diz o CEO da têxtil, Marco Antônio Branquinho.

Para alcançar – e sustentar – a posição de referência no segmento de jeanswear e de líder no de workwear na América Latina, a empresa usou um dos seus principais ativos: a capacidade de inovar e se adaptar aos novos tempos. Focada em tecidos tecnológicos e inovadores e em sua relação de amor com o jeans, o negócio segue consolidado e performando bem no seu mercado de atuação.

Para se ter uma ideia: em 2023, a Companhia não só foi uma das primeiras do Brasil a reverter seu prejuízo pós-pandemia para o lucro líquido de R$ 80,1 milhões, como registrou uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão, no ano passado. Atualmente, são cerca de 3,2 mil funcionários que sustentam uma capacidade de produção de 70 milhões de metros lineares de tecidos.

Não é por acaso que a Cedro Textil integra, hoje, o seleto grupo das dez empresas mais longevas do Brasil, em plena operação. A inovação e o pioneirismo, além do relacionamento com grandes parceiros mundiais, sempre estiveram presentes na sua história. Como a primeira linha de tecidos retardantes a chamas, 100% brasileira, lançada em 2012, um marco na evolução dos tecidos workwear no Brasil. Ainda nesta linha profissional, a empresa desenvolveu de tecidos antibacterianos à roupa de astronauta usada por Marcos Pontes, em 2006, produzida na fábrica da Cedro em Caetanópolis (MG).

“Para acompanhar as principais mudanças no mercado e na indústria global, mesclamos nossa experiência e pioneirismo com visão do futuro para o aprimoramento constante da nossa qualidade, competitividade e produção sustentável. Nesta jornada de investimentos e ampliação do nosso potencial de inovação, a adoção da filosofia Lean de Manufatura Enxuta e da metodologia Kaizen têm sido fundamentais na tomada de decisões assertivas, que nos posicionam como protagonistas na história industrial do Brasil”, pontua Branquinho.

Sobre a Cedro Têxtil

Com mais de 150 anos de mercado, a mineira Cedro Têxtil é uma das principais indústrias têxteis do Brasil, líder de mercado no país e na América Latina e a única de capital aberto no setor. Sua carteira é composta por mais de 4 mil clientes e muitos deles compram da Companhia há mais de quatro décadas.

Seu portfólio de produtos é dividido em duas linhas: Jeanswear e Workwear. Com escritório-sede em Belo Horizonte, a Companhia possui quatro fábricas em Minas Gerais: Sete Lagoas, Caetanópolis e Pirapora.

A Cedro utiliza 100% de algodão nacional e, hoje, emprega mais de 3,2 mil colaboradores, muitos de famílias que estão na empresa há quatro gerações.

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.