62% dos consumidores brasileiros seguem as preferências da geração nativa digital, impactando cada vez mais as estratégias de marketing
Com o crescimento vertiginoso da Geração Z como um dos principais grupos de consumidores globais, empresas e agências estão rapidamente se adaptando para atender às suas demandas únicas e, sobretudo, à sua habilidade ímpar de moldar as tendências de mercado. Segundo análises da McKinsey, até 2025, essa geração compreenderá um quarto da força de trabalho global, consolidando seu papel para além de consumidores, mas como parte significativa das dinâmicas empresariais.
Nascidos entre 1995 e 2010, os integrantes da Geração Z são verdadeiros nativos digitais, imersos em múltiplas plataformas simultaneamente. Além de consumirem vastos conteúdos digitais, eles interagem ativamente, influenciando e moldando o ambiente digital com suas preferências por diversidade de formatos e interações autênticas.
Segundo o relatório do Edelman Trust Barometer de 2022, a Geração Z exerce uma influência notável sobre as decisões de compra dos brasileiros. Cerca de 62% da população afirma ser influenciada por suas preferências, utilizando ativamente plataformas para moldar essas decisões. A pesquisa da Brain Inteligência Estratégica reforça esse impacto ao revelar que a Geração Z representa uma significativa fatia de 45% das transações realizadas em plataformas digitais como e-commerce, redes sociais e aplicativos de compra.
Como dialogar com a geração que nasceu na internet
Para entender melhor essa geração, Renan Vargas, CEO da Agência Páprica Comunicação de Curitiba–PR, enfatiza a importância estratégica das empresas nos canais digitais para se conectar efetivamente com a Geração Z. Para ele, “investir em presença digital vai além de simplesmente estar presente; é sobre criar uma conexão autêntica através das plataformas disponíveis no mercado”, explica. E os integrantes desta geração estão presentes em todas essas plataformas de forma engajada.
Vargas alerta que os jovens da Geração Z valorizam marcas que demonstram um compromisso genuíno com questões sociais e ambientais. Segundo ele, essa geração não se contenta em ser apenas espectadora; eles esperam ser ouvidos e participar ativamente das narrativas das marcas que escolhem apoiar. “Crie campanhas que não só sejam visualmente atraentes, mas que também ressoem com as preocupações e valores desta geração. Incorporar elementos como inclusão, diversidade e sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma exigência para alcançar esse público exigente”, observa o CEO.
Existe uma clara tendência de como a Geração Z está moldando o mercado digital e influenciando diretamente as estratégias empresariais. Com um crescimento constante em plataformas digitais e um forte engajamento com marcas que compartilham seus valores, “essa geração está redefinindo as dinâmicas de consumo e as estratégias de marketing das empresas que buscam seu apoio e lealdade”, alerta Vargas.
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